A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
O Quadro 1 exibe os Princípios Fundamentais dos quatro Códigos de Ética. Percebe-se que os Códigos de 1975 e 1979 são semelhantes e que grande mudança houve em 1987. O Código de 2005 guarda muita semelhança com o de 1987, porém, ampliando a questão da atuação em contextos sociais diversos.
Na Psicologia, a ética tem um papel fundamental, já que profissionais com essa característica ganham maior credibilidade na profissão. O papel do psicólogo é procurar entender os problemas humanos e se solidarizar com eles. ... Além de zelar pela ética e contribuir para o desenvolvimento da profissão.
"A ética se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, considerando-se que ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo.
O primeiro afirma que a quebra do sigilo "deverá" ocorrer quando há ameaça à integridade física ou psicológica do paciente e de outras pessoas. O segundo diz que o psicólogo deve informar suspeitas de violação dos direitos da criança, do adolescente e do idoso. Hoje, a denúncia é facultativa.
O psicólogo DEVE encaminhar o paciente para outros profissionais quando sentir necessidade. Alguns casos de TAG podem ser trabalhados só com terapia, outros não, pois requerem tratamento com psiquiatra.
O sigilo pode ser quebrado se o crime é de ação pública que não dependa de representação, ou seja, aquela que não necessita da reclamação da vítima. Todavia, não se pode esquecer que o paciente não deve ser exposto a procedimento criminal. Essas duas condições devem ser respeitadas simultaneamente.
Algumas vertentes da psicologia pontuarão que o psicólogo não deve aceitar presentes, pois acarretaria em uma informalidade entre profissional e paciente que fugiria às normas éticas de atendimento. ... Um presente demonstra a extensão do gosto ou do interesse de outra pessoa.
O psicólogo anota o. Como é uma sessão de terapia? ... A terapia é importante para que você possa compreender mais seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Quando esta num consultório de psicologia não há uma regra específica de o que falar, o que fazer, se chora ou não.
Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
Muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste. Porém, para realizá-la existem diversos métodos e técnicas, como por exemplo: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, anamneses, entre outros.
Diga algo simples, como “Eu preciso falar” ou “eu preciso de sua ajuda” para trazer à tona o tema. Por exemplo, se seus pais perguntarem o que está errado, diga algo como: “Estou com alguns problemas e sinto que eu preciso falar com alguém de fora da família, como um terapeuta”.
Abaixo alguns pontos que podem ser esclarecedores quando procurar um psicólogo:
Peça aos seus pais para conversarem com os genitores da moça. Oriente-os a falarem sobre como você é uma pessoa bacana. Caso tenha problemas com seus pais, peça a outro adulto de confiança para ligar para os pais da menina e falar um pouco sobre a sua personalidade.
5 passos para superar a vergonha de pedir ajuda
Para ter acesso ao suporte emocional, basta acessar o site evisa.fabricaderelacionamentos.com.br. Nele, o interessado verá os psicólogos disponíveis. Depois de selecionar o profissional desejado, é necessário clicar no ícone “conversar”.
Quando procurar a ajuda de um psicólogo?
Além de aprender a enfrentar os problemas com a cabeça erguida, a terapia auxilia o paciente a encontrar soluções lógicas para conflitos. Às vezes, nossos problemas são criados por nós mesmos. Ao depositarmos mais importância do que deveríamos em determinada situação, somos incapazes de enxergar a solução mais óbvia.
Na primeira consulta o profissional irá fazer algumas perguntas simples para iniciar a conversa: o seu nome, o que você faz, se é casado e tem filhos e, a principal delas: os motivos que levaram você a procurar por um psicólogo.