O gênero “Lista de Compras” é um gênero essencialmente escrito, por isso faz-se necessário o diálogo com os alunos sobre a importância da escrita no nosso dia-a-dia e como nos beneficiamos dela, especialmente no ambiente escolar.
A sequência dialogal é a mais comum das sequências textuais, porque funciona como a “espinha dorsal” de vários gêneros orais do dia a dia, como a conversa informal, o debate e a entrevista. Também pode, é claro, assumir forma escrita e surgir nos contos, nos romances e nas piadas.
Sequências textuais são unidades linguístico-textuais básicas (prototípicas) que fazem parte da constituição dos gêneros textuais, contribuindo para se identificar um gênero que se estrutura com predominância de forma narrativa ou argumentativa, por exemplo.
A sequência tipológica narrativa indica ação, percebe-se a mudança de estado e a sequência dos eventos não podem ser alterados. O tipo narrativo apoia-se em fatos, personagens, tempo e espaço. Os fatos, na narrativa, mantêm uma relação de causa e efeito.
Sequência explicativa ou expositiva: intenta explicar dar informações a respeito de alguma coisa. O objetivo é fazer com que o interlocutor/ adquira um saber, um conhecimento que até então não tinha.
Sequencia Expositiva: ela apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central da sequencia. Sequencia Narrativa: é baseada na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.
Sequência injuntiva ou instrucional:a marca fundamental da sequência injuntiva ou instrucional é o verbo no imperativo ( injuntivo é sinônimo de "obrigatório", "imperativo"), ou outras formas que indicam ordem, orientação.
Verificado por especialistas. 2. a) No texto 1, predomina a sequência injuntiva (ou prescritiva), pois há uma ordem ou instrução sendo exposta. No texto 2, predomina a sequência dissertativa (ou argumentativa), pois trata-se de um texto de opinião com argumentos para explicar o ponto de vista dado.
(A) descritiva
a) Que tipo textual predomina nos trechos acima? Explique. ... No texto II predomina o tipo textual narrativo, pois a canção narra ações cotidianas, costumeiras.
Resposta. Resposta: No trecho lido em que predominam sequencias descritivas um amanhecer no cortiço é retratado.
As sensações privilegiadas na descrição do amanhecer no cortiço são visuais e auditivas, pois o foco do texto está na descrição física dos personagens e do ambiente, e no barulho feito pelos moradores e pelos mercadores.