O PHTLS é um curso destinado àqueles que prestam atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, sejam médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, socorristas ou bombeiros.
NAEMT Trauma (PHTLS) é reconhecido em todo o mundo como o programa de educação continuada para atendimento pré-hospitalar de emergência trauma. ... Programas PHTLS são desenvolvidos a partir de Apoio Advanced Trauma Life (ATLS), um curso para médicos desenvolvida pelo Colégio Americano de Cirurgiões Comissão de Trauma.
O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.
Para prevenir escaras, deve-se realizar a mudança de decúbito regular, ou seja, mudar a posição no leito a cada duas horas ou menos, conforme indicação profissional. ... Proteger essas proeminências ósseas com coxins também ajuda a evitar a pressão nos locais mais propícios a escaras.
Uma vez diagnosticada a necessidade de transferência para outro Hospital, o médico plantonista deverá entrar em contato telefônico com o Hospital receptor, através de sua chefia ou pelo seu representante. Solicitar ao Setor de Transporte o veículo de remoção. A remoção do paciente será acompanhada pelo médico.
Procedimentos para Alta e Transferência
O checklist de cirurgia segura da OMS tem três momentos: Entrada (antes da indução anestésica), Time Out ou Pausa (antes da incisão) e Saída (antes de o paciente deixar o centro cirúrgico). Seus elementos podem ser adequados às necessidades e realidade de cada instituição.
Os profissionais que atuam no Centro Cirúrgico são: as equipes médicas (cirúrgica e anestesiologia), de enfermagem, administrativa e de higiene, que têm como objetivo assistir adequadamente às necessidades do paciente.