Salto em comprimento ou salto em distância é uma modalidade olímpica de atletismo onde os atletas combinam velocidade, força e agilidade para saltarem o mais longe possível a partir de um ponto pré-determinado.
O atletismo teve origem entre os gregos, na época dos antigos Jogos da Grécia e, com o tempo, foi ganhando diferentes categorias. O atletismo é um esporte com provas de pista de campo e marcha atlética. Antigamente, as provas disputadas eram as de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze.
Atletismo é um esporte que contém um conjunto de disciplinas agrupadas em corridas, saltos, arremessos, provas combinadas e marcha. ... É a prática de um conjunto de exercícios corporais baseados nos gestos naturais do homem, sendo o esporte mais completo e em que o desenvolvimento físico é realizado em maior proporção.
No Brasil, o Atletismo começa nas últimas décadas do século 19. Nos anos 1880, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, anunciava resultados de competições na cidade. Nas três primeiras décadas do século 20, a prática atlética foi consolidada no País.
1914
A classificação final foi a seguinte:
O ATLETISMO NO BRASIL Nos anos 1880, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, anunciava resultados de competições na cidade. Nas três primeiras décadas do século 20, a prática atlética foi consolidada no País. Em 1914, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF.
Inglaterra
A história do atletismo acompanha o homem desde os tempos ancestrais, quando sua prática primitiva ajudava na fuga dos predadores e na busca por alimentos. Há indícios da prática da modalidade há pelo menos 5 mil anos, primeiro no Egito, depois na China e na Grécia.
No entanto, o primeiro registro histórico de uma competição data de 776 a.C. Foi quando Coroebus, da cidade grega de Élis, ganhou a stadium – uma corrida de aproximadamente 200 m – e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido da história. O formato moderno do Atletismo remonta a meados do século XIX.
Foi na Inglaterra, durante o século XIX, que a modalidade ganhou sua diversidade atual. Isso depois das escolas militares adotarem como rotina em sua grade curricular, o que mais tarde desencadeou em competições, estendidas para as grandes potências mundiais, como o Estados Unidos.
Os exercícios destinados a aprimorar ou a manter a saúde do corpo decorriam da própria luta pela sobrevivência; obrigado a enfrentar, de início, inúmeros obstáculos naturais e, mais tarde, o seu semelhante, o homem apurou seus instintos de correr, saltar e lançar.
O ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma de sobrevivência na pré-história. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros.
O atletismo tem sido o evento chave dos Jogos Olímpicos desde a era antiga. A história diz que os primeiros eventos esportivos organizados foram realizados por volta de 1200 a.C., no "Monte Olímpicus", na Grécia. ... Naquela época, os Jogos Olímpicos eram realizados durante cerimônias culturais e religiosas.
Os Jogos Olímpicos se originaram em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C. Naquele período, os jogos eram realizados em homenagem aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado. Além disso, os jogos eram realizados com a intenção de promover a amizade e integração entre os povos.
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus. A data tradicional atribuída à primeira edição dos Jogos Olímpicos é 776 a.C..