Mas em alguns casos bem particulares, sim. A ingestão dos ovos de algumas espécies de mosca por humanos ou animais pode causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas de moscas em alguma parte do corpo da pessoa ou animal que ingeriu os ovos.
As formigas podem ser consideradas nocivas por que, assim como as baratas, elas trazem perigo para a saúde. As formigas podem contaminar alimentos e ambientes com agentes patogênicos devido a caminharem por lixos, esgotos e restos de alimentos deteriorados.
As baratas estão entre os bichos que mais causam repulsa no ser humano. A maioria sente asco só de imaginar uma barata. Isso acontece porque as espécies que convivem com as pessoas nas cidades transitam pelos esgotos e são vetores de doenças. Existem cerca de 5 mil espécies de baratas, das quais 1 mil são brasileiras.
Não são animais agressivos, apenas atacam quando se sentem ameaçados. Sua reprodução é através de um macho e uma fêmea, diferente do escorpião amarelo, que é auto suficiente. O veneno do escorpião marrom age sobre o sistema nervoso da vítima. Apesar de nociva, sua toxina é menos poderosa do que o do escorpião amarelo.
Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca, que podem levar a morte, se a pessoa não for rapidamente atendida e tratada.
Em geral, os escorpiões só atacam quando são incomodados. Eles são membros de um grupo de animais chamados aracnídeos, pois são parentes das aranhas. O escorpião, como todo aracnídeo, possui exosqueleto. Para caçar ou defender-se, ele injeta veneno na presa ou no inimigo usando o ferrão que possui na ponta da cauda.