Qual era o principal objetivo do Círculo de Viena? a) O desenvolvimento de uma filosofia da ciência baseada em uma linguagem lógica e a partir de procedimentos lógicos com alto rigor científico.
Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. Esse conceito ficou conhecido como falseabilidade ou refutabilidade. Segundo Popper, o que não é falseável ou refutável não pode ser considerado científico.
O critério verificacionista de significado é o método como alguns filósofos do Círculo de Viena (como Neurath e Schlick) utilizaram-se para afirmar se a proposição incluída em uma sentença é passível ou não de ser comprovada pelas informações advindas das experiências empírico-cientificas.
O Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico que surgiu na Europa, mais precisamente na França, entre os séculos XIX e XX. Desenvolvida pelo pensador Auguste Comte, defendia que o conhecimento científico era a única forma de conhecimento válido.
Falseabilidade ou refutabilidade é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. Conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia), foi proposto por Karl Popper nos anos 1930, como solução para o chamado problema da indução.
Karl Popper foi um filósofo austríaco que desenvolveu o princípio de falseabilidade pelo qual contestava o princípio de verificabilidade dos filósofos do Círculo de Viena. Karl Raimund Popper nasceu na Áustria, em 1902.
Karl Popper se dedicou ao pensamento do racionalismo crítico. Ao buscar responder ao que é ciência, formulou o Método Hipotético Dedutivo e se tornou um dos maiores pensadores da filosofia contemporânea.
O falsificacionismo consiste na reformulação do papel que as observações empíricas desempenham no teste e aceitação das teorias científicas, funcionando ainda como um critério de demarcação entre a ciência e a não-ciência. ... A lógica dedutiva conferiria à empírica o papel de refutar as teorias pretensamente científicas.
Podemos distinguir ciência de pseudociência pela análise do método empregado, pela possibilidade ou impossibilidade de reproduzir de modo independente os experimentos e resultados apresentados e, como foi dito, pelo critério de falseabilidade.
Segundo o ponto de vista de Popper, para começar a ciência não se baseia na indução. Popper nega que os cientistas começam com observações e inferem depois uma teoria geral. ... Se esses testes se mostrarem negativos, então a teoria será experimentalmente falsificada e os cientistas irão procurar uma nova alternativa.
Karl Popper (1902-1994) foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico, que elaborou teorias que defendiam que o conhecimento científico decorre da experiência individual, e que não pode ser verificado por meio do raciocínio indutivo. ... Karl Raymund Popper nasceu em Viena, na Áustria, no dia 28 de julho de 1902.
Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. ... A palavra Epistemologia é de origem grega, em que Episteme significa conhecimento e, logia, estudo. Seu conceito foi usado durante o neoclassicismo, perpetuando-se durante a História Moderna.
Kuhn aborda, assim como Popper, a necessidade de um critério de demarcação para o conhecimento de natureza científica, que seria a existência de um único paradigma capaz de apoiar as tradições da ciência normal. Para ele, entretanto, este paradigma deve sempre estar ligado a embasamentos experimentais.
É importante notar aqui mais um ponto de divergência entre Popper e Kuhn, pois, enquanto Kuhn valoriza os fatores externos no processo científico, Popper valoriza os fatores internos.