As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.
O metano era originariamente chamado gás dos pântanos e é o principal constituinte do biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbia de matéria orgânica, como lixo e esgotos, através de micro-organismos chamados archaea. ... Na Terra, a maior quantidade de metano encontra-se no manto.
Considerado um biogás, o metano já é utilizado como combustível alternativo em diversos lugares do país, sobretudo para veículos como ônibus e caminhões. Também pode ser usado como base para a fabricação de substâncias como cloreto de metila, etanol, dióxido de carbono, acetileno, diclorometano e amônia.
Por trás da aparência tranquila de uma vaca, existe um intricado sistema digestório que transforma capim nos carboidratos complexos de que os animais necessitam. Um subproduto dessa digestão é o metano, um dos gases de efeito-estufa mais potentes encontrado na Terra. E ele é produzido em grandes quantidades.
O metano
O gás poluente mais conhecido é o carbônico (CO2), que vem da fumaça dos carros, das chaminés e das descargas das fábricas e das queimadas. Outro gás do efeito estufa é o metano (CH4), que vem do lixo orgânico (restos de alimentos); e é produzido também pelas vacas.
gás metano (CH4)
Dentre essas moléculas estão a água (H2O), o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). As vacas além de emitirem CO2 por meio da sua respiração, também emitem uma quantidade grande de metano pelo seu sistema digestivo. Estima-se que uma vaca pode emitir entre 70 e 120 kg de metano por ano!!
Resposta. Resposta: Através de seus gases (peidos), que contribuem para o efeito estufa.