Verificado por especialistas. a) Flúor-cloro-bromo-metano. A substância que pode ter isômeros ópticos, isto é, que possui carbono quiral ou assimétrico é Flúor-cloro-bromo-metano, devido ao fato do carbono fazer quatro ligações diferentes, ao seja, pode se ligar ao hidrogênio, ao flúor, ao cromo e ao bromo.
Para saber se o composto tem isomeria óptica, basta verificar a substância com um polarizador. Se o composto conter quatro ligantes diferentes e, no mínimo um carbono assimétrico (C*), também conhecido como carbono quiral, ele é um caso de isomeria óptica.
O número máximo de isômeros ópticos que podem ser representados pela fórmula molecular C3H6BrCl é: RESOLUÇÃO: Com a fórmula proposta pode-se montar 5 moléculas diferentes, sendo apenas 3 com carbono quiral e por consequência isomeria óptica.
Quando uma molécula possui apenas um carbono assimétrico ou quiral ele terá 2 isômeros opticamente ativos, que são o dextrogiro e o levogiro, e 1 isômero opticamente inativo, que é a mistura racêmica desses dois enantimorfos.