Quais são os principais programas e tipos de acreditação hospitalar?
Quais são os tipos de certificação ISO mais comuns?
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
A ISO 9001 é uma das regras mais conhecidas quando se fala em padrão de qualidade. Muitas empresas adotam as práticas da norma, porque isso passa mais credibilidade e fortalece a imagem e a reputação do empreendimento.
A gestão da qualidade de produtos e serviços é essencial em todos os processos da empresa — independentemente do seu porte ou segmento de atuação. O certificado NBR ISO 9001 ajuda as organizações a melhorarem seus procedimentos de forma a aumentar seu diferencial competitivo e fortalecer sua imagem e reputação.
A empresa que apresenta a certificação ISO 9001 passa a ser vista no mercado como referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional. Mas se engana quem pensa que o produto é o foco. O elemento chave é a satisfação do cliente. Todo o esforço deve ser feito pensando nele.
O processo de certificação da qualidade exige que a empresa demonstre e garanta, por meio de documentos, que seus processos produtivos e de gestão estão em conformidade com as normas e que os produtos também atendem a esses requisitos. Isso se dá por meio de auditorias, coletas de amostras e ensaios.
Para que uma empresa possa obter a certificação, o primeiro passo é solicitar a certificação junto à ABNT através do e-mail [email protected]abnt.org.br. A ABNT irá encaminhar todos os documentos necessários para início do processo.
Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa:
As normas técnicas da série ISO 9000 garantem que a empresa trabalha continuamente pela melhoria contínua do seu processo de oferta de valor aos clientes. A empresa que adere aos requisitos deve coletar, medir e avaliar continuamente a satisfação de seus clientes e executar ações que promovam a melhoria da mesma.
Tem como foco a qualidade e a segurança dos alimentos. Já a ISO 9001 é aplicável a todas as organizações do ramo de serviços e indústrias e tem por princípio a garantia da qualidade em TODOS os processos envolvidos na empresa. Dessa forma, a ISO 9001 apresenta maior abrangência que a ISO 22000.