O estudo de viabilidade serve para estimar e verificar se o projeto pode dar certo e se vale à pena iniciá-lo. ... O estudo de viabilidade serve para completar o Plano de aquisições e verificar melhores fornecedores. e. O estudo de viabilidade serve para preparar o caixa para desembolsos futuros.
Um estudo de viabilidade de mercado é responsável por analisar diferentes fatores relacionados ao mercado para determinar se um produto ou serviço será bem-sucedido ou não.
Refere-se à capacidade efetiva de fornecer o produto ou o serviço, no presente ou no futuro.
Ele funciona como uma espécie de previsão, porém, bem fundamentada, sobre o futuro da empresa a curto e médio prazo. Com dados e testes, torna-se possível mensurar possíveis resultados e verificar o que é necessário para tornar a execução das atividades viável e precisa.
O estudo de viabilidade é ferramenta fundamental do planejamento, pois reúne todas as variáveis do negócio e fornece os indicadores para que as decisões sejam tomadas. ...
Para que um projeto seja considerado viável, a TIR deve ser maior ou igual a TMA. Isso significa que o retorno é maior ou igual ao mínimo que o investidor espera receber. Quando a TMA é igual à TIR, o projeto é capaz de gerar fluxos de caixa idênticos aos requeridos pelos investidores.
Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.
A viabilidade do seu negócio é representado pelo ponto de equilíbrio, este representa o quanto a sua empresa precisa faturar ou quantas unidades de um produto precisam ser vendidas para pagar os custos.
Para validar ou provar que a ideia de negócio tem valor, você vai precisar considerar alguns pontos:
Dicas para identificar um bom negócio para você
Veja as dicas que separamos para você descobrir qual o melhor negócio: