Existem quatro valvas cardíacas no coração que são:
Atualmente, são chamadas de valvas cada um dos aparelhos valvulares do coração. Cada valva é formada duas ou três válvulas (formações membranosas - cúspides). Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar.
A válvula aórtica está localizada entre o ventrículo esquerdo e a aorta ascendente, ou porção superior da aorta. A válvula pulmonar está localizada entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar. As válvulas mitral e tricúspide são substancialmente maiores que as valvas aórtica e pulmonar.
As válvulas cardíacas regulam o fluxo sanguíneo através das quatro câmaras do coração – duas câmaras circulares pequenas superiores (átrios) e duas câmaras maiores em formato de cone inferiores (ventrículos). Cada ventrículo tem uma válvula de entrada e outra de saída.
Válvulas átrio – ventriculares (AV): asseguram a saída do sangue dos átrios para os ventrículos. São as válvulas Tricúspide e Mitral. Válvulas Semilunares: permitem a saída de sangue dos ventrículos para as artérias. São as válvulas Pulmonar e Aórtica.
A válvula mitral se abre para permitir que o sangue do átrio esquerdo encha o ventrículo esquerdo e se fecha enquanto o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue somente para dentro da aorta sem voltar para o átrio esquerdo.