Energia (ε) está associada à capacidade de um corpo em produzir trabalho, ou seja, ação, movimento. ... Potência (P) é a quantidade de energia por variação de tempo (t). Lembrando que a unidade de medida de tempo é segundo (s), podemos utilizar a mesma relação acima para ver que a unidade de medida de potência é Watt (W).
A potência nada mais é do que a razão entre o trabalho e o tempo geralmente o segundo (s). Sabe-se que ao ser percorrido por uma corrente elétrica, os resistores fazem a conversão de energia elétrica em energia térmica liberando calor e aumentando sua temperatura. Isso recebe o nome de efeito joule.
Quanto maior a potência, maior o gasto de energia. Exemplificando com um secador de cabelo: Um secador A com a potência maior que o secador B. Em tese, A tem um poder de secar maior que B e essa regrinha é válida para tudo que envolva calor (lâmpadas, secadores, aquecedores etc).
Sendo a potência elétrica dada pela expressão P = U . i, temos: I = P/U. Como a potência dissipada pelos chuveiros é a mesma, então concluímos que quanto maior a diferença de potencial U, menor é a intensidade da corrente.
. Nesse caso são definido três tipos de potência: potência ativa, potência reativa e potência aparente.
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
Explicando de forma técnica, corrente é o “fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas”. Usando a imaginação novamente e voltando ao caso da tubulação, vamos pensar que a tensão (voltagem) é relativa à espessura do tubo e a corrente (amperagem) será a pressão da água.
Quanto mais volts, mais energia pode fluir, mesmo que a intensidade da corrente (medida em amperes) seja a mesma. A tensão elétrica, ou a diferença de potencial (ddp), provoca um movimento ordenado de partículas elétricas (portadoras de cargas positivas ou negativas), que é exatamente a definição de corrente elétrica.
Reostatos são resistências variáveis, ou seja, é uma barreira variável que dificulta a passagem da corrente elétrica em seu condutor. Com essa variação é possível aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica nesse circuito, responsável por conduzir eletricidade.
Usamos a medida Ampere (A) para medir a corrente elétrica. A medida Volts (V) é relacionada à tensão elétrica. Watt (W) é a medida de potência elétrica que indica a quantidade de energia em joules que é convertida, usada ou dissipada em um segundo.
Significado de ampère [Eletricidade] Unidade de intensidade da corrente elétrica, simbolizada pela letra A; ampere.
Segundo o Sistema Internacional de Unidades, o ampere é a unidade de medida da corrente elétrica. Ele simboliza a capacidade que a bateria tem de armazenar e distribuir energia em descarga para o sistema elétrico do automóvel a cada hora.
O ampere é uma unidade fundamental do SI, juntamente com o metro, kelvin, segundo, mol, candela e o quilograma: ele é definido sem a referência de quantidade de carga elétrica. É calculado por A=C/s, ou coulomb por segundo. Esta unidade do Sistema Internacional é nomeada em homenagem a André-Marie Ampère.
Como medir corrente elétrica
Ampère é a unidade de medida de corrente elétrica no SI. 1 Ampère equivale a 1C por segundo (significa que por um região qualquer de um fio ou condutor passa 1C de carga a cada segundo).
Amperagem: intensidade de uma corrente elétrica em amperes. Voltagem: tensão elétrica medida em volts. ... Quando um objeto em velocidade constante de um metro por segundo é antagônico a uma força constante de um newton, a taxa de trabalho é de 1 watt. Quilowatt-hora: o quilowatt-hora, cujo símbolo é kWh.