Pseudofrutos
Eles são classificados na biologia como pseudofrutos. O caju, a maçã e a pera são alguns exemplos: ... - Uma flor que possui mais de um ovário, sendo classificada como frutos agregados (ou pseudofrutos agregados). O morango, desenvolvido a partir do receptáculo floral, é um pseudofruto desse tipo.
Principais características dos pseudofrutos: - Possuem aspecto físico parecido com os verdadeiros frutos ( em função disso é comum as pessoas chamarem estas estruturas de frutos). - São suculentos (ricos em suco). - Possuem grande quantidade de nutrientes em forma de reservas.
Os frutos que apresentam tecido acessório em maior quantidade são chamados de frutos acessórios ou pseudofrutos. No caso dos frutos acessórios, o que observamos normalmente é um receptáculo ou um pedúnculo carnoso. ... O fruto verdadeiro do caju é o que chamamos de castanha.
Um exemplo de pseudofruto múltiplo é o abacaxi. Nele, a parte comestível origina-se do desenvolvimento do receptáculo e outras peças florais. O fruto propriamente dito do abacaxi são as escamas da casca, que, unidas, formam uma infrutescência.
O ovário amadurecido da flor, geralmente após a fecundação, dá origem ao fruto. Nos casos em que não há fecundação, ele é chamado de fruto partenocárpico, como é o caso das bananas.
Um fruto é composto por duas partes principais: o pericarpo, que se divide em epicarpo, mesocarpo e endocarpo; e a semente, que se encontra no interior do fruto. O epicarpo é a parte mais externa do fruto e corresponde à casca. O mesocarpo é a parte intermediária do fruto e corresponde à parte comestível.
Gimnospermas: são plantas que produzem sementes, mas não apresentam frutos. Pteridófitas: se reproduzem por esporos, não possuindo sementes, frutos e flores. São exemplos: samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas.
O fruto é a estrutura carnosa das plantas angiospermas que se desenvolve a partir do ovário, após a fecundação. Ele corresponde ao ovário desenvolvido da flor e com sementes maduras.