Em resumo DRE e balanço patrimonial são dois tipos de relatórios gerenciais financeiros que até tem similaridades entre si, mas que possuem suas características próprias. Enquanto o DRE traz a relação de receitas e despesas da empresa, o Balanço Patrimonial busca fazer um levantamento dos passivos e ativos da empresa.
O Balanço Social surgiu em meados da década de 60 nos Estados Unidos da América, quando as empresas pressionadas pela população americana resolveram publicar relatórios com suas ações sociais, de forma a adquirir mais prestígio e recuperar a imagem desgastada das empresas que subsidiavam a guerra contra o Vietnã.
Porém, o que pode ser classificado como um marco na história dos balanços sociais propriamente dito surgiu na França, em 1972: foi o ano em que a empresa Singer fez o, assim chamado, primeiro balanço social da história das empresas.
É realizado o primeiro Balanço Social de uma empresa no Brasil, o da Nitrofértil, uma estatal de sede na Bahia; em 1985 é realizado o da Eucatex. É criada a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (FIDES), com o objetivo de humanizar a empresa e promover sua relação com a sociedade.
Esta certificação de cunho social enfoca principalmente a relação da empresa com seus diversos parceiros, ou “stakeholders”. Uma de suas principais características é o caráter evolutivo já que é uma avaliação regular (anual).
O objetivo da contabilidade ambiental é justamente registrar e controlar os dados relacionados às ações empresariais que afetam o ambiente. Para isso, o profissional deve determinar as informações contábeis que garantem um lucro sustentável.
O questionário de Avaliação da Empresa está dividido em sete grandes temas: 1)Valores e Transparência 2)Comunidade Interna 3)Meio Ambiente 4)Fornecedores 5)Consumidores 6)Comunidade 7)Governo e Sociedade. Esses temas são avaliados por meio de dois grupos de indicadores.
Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável.
Exemplo de indicadores usados para medir a sustentabilidade ambiental:
Os indicadores de sustentabilidade devem abranger, na perspectiva financeira, os impactos econômicos diretos gerados aos principais stakeholders da organização (clientes, fornecedores, funcionários, investidores e governo), na perspectiva ambiental, os impactos ocasionados pela atividade da empresa ao ambiente, ...
Um instrumento utilizado para monitorar o desenvolvimento sustentável são os indicadores de sustentabilidade, os quais são responsáveis por capturar tendências para informar os agentes de decisão, orientar o desenvolvimento e o monitoramento de políticas e estratégias.