Para isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do sinal de igual e os valores constantes do outro lado. Contudo, é importante observar que a mudança de posição desses elementos deve ser feita de forma que a igualdade continue sendo verdadeira.
Olá! No caso em questão para que a condição de existência seja verificada é necessário que o x seja um número em que o denominador das frações não seja zero, pois como toda fração é uma divisão, se o denominador for zero não haverá resultado possível.
São relações de igualdade entre duas expressões algébricas (aquelas que contêm letras e números) que apresentam frações em algum dos seus membros, como em 20/x + 61/4x = 17. A incógnita (o valor a ser descoberto) pode aparecer tanto no numerador quanto no denominador.
O conjunto universo contém todos valores possíveis para as incógnitas. É indicado pela letra U. Dada a equação 2x + 4 = 0, tendo sido determinado que a incógnita x só pode assumir os valores -2, 0 e 2, temos então que o conjunto universo desta equação é: U = { -2, 0, 2 }.
Resolução passo a passo de equações de 1º grau
A regra é a seguinte: Se houver fatores iguais no numerador e no denominador, esses fatores podem ser cortados. Lembre-se: a divisão entre eles vai dar 1, o que não influencia uma divisão ou multiplicação. Como esses fatores simplesmente somem, esse processo ficou conhecido como “cortar”.
Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de zero, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar.