Quaternária o A grande maioria das proteínas são formadas por duas ou mais cadeias polipeptídicas (subunidades) que interagem entre si por meio de forças intermoleculares. A estrutura quaternária é o resultado da associação das subunidades à formação proteína funcional.
As proteínas são nutrientes essenciais e tem diversas funções necessárias em nosso organismo. Diversos tecidos humanos como ossos e músculos são feitos de proteína, são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína).
Para que o corpo fique livre de doenças, ele precisa de uma proteção contra a ação de agentes nocivos. Quem exerce essa função são os anticorpos - que são, na verdade, proteínas de defesa que aumentam a imunidade e impedem que corpos estranhos causem qualquer complicação no organismo.
De fato, inúmeras pesquisas confirmam os benefícios da ingestão de proteína não só para o ganho e a manutenção da massa muscular mas também no aumento da saciedade, no controle do peso e na qualidade de vida em diferentes faixas etárias.
São alimentos ricos em proteína magra, os alimentos já citados de origem vegetal e algumas carnes pobres em gordura como o peito de peru, clara de ovo, peito de frango e alguns peixes magros......Alimento ricos em proteína vegetal:
Resposta: As proteínas tem funções de extrema importância para nosso corpo, sendo responsáveis por funções construtoras ou reparadoras de nossos órgãos e tecidos. Já os açúcares são responsáveis pelo funcionamento do corpo, gerando energia para o corpo exercer suas funções, resumidamente é um combustível para o corpo.
Os carboidratos são nutrientes que representam importante fonte de energia para nosso organismo. Desempenham diversas funções em nosso organismo, entre elas, a nutrição das células do sistema nervoso central.
Resposta. As Proteínas são importantes para o crescimento, reparação e conservação dos órgãos, células e tecidos, e pode ser usada como fonte de energia em falta(deficiência) de outros nutrientes no corpo.
A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de falta de proteína. Dado que a deficiência desse composto é derivada diretamente de uma dieta pobre em calorias, o organismo não conta com energia suficiente para cumprir tarefas rotineiras.
Encontrada somente em carnes e outros produtos de origem animal, a vitamina B12 é uma substância que, se não for ingerida, pode trazer prejuízo ao organismo. “A deficiência de B12, a longo prazo, pode causar anemia, problemas cardíacos e neurológicos, além de perda da concentração e memória.