EQST

Qual A Principal Dualidade Do Barroco?

Qual a principal dualidade do barroco? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual é a principal dualidade do barroco?

Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII. ... O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.

Como é o homem barroco?

Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas. O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra.

Que tipo de linguagem é usada no barroco?

A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.

Quais figuras de linguagem são comuns nas produções barrocas?

As figuras de linguagem mais utilizadas no barroco são: Paradoxo e Antítese, uma vez que nessa escola literária o rebuscamento e a extravagancia estavam muito presentes nas artes como um todo.

Qual o pensamento predominante no barroco?

O barroco opôs-se francamente aos ideais de equilíbrio e proporção da escola classicista, valorizando, na verdade, os excessos, as metáforas e as contradições em suas obras.