Sistema agroindustrial (SAG) refere-se a um recorte feito em um determinado produto dentro do agribusiness ou agronegócio. Inclui todas as fases desde a produção de insumos até o consumidor final.
O conceito de sistema agroindustrial (SAG) tem em sua essência a noção de conjunto, a visão do todo, de que as indústrias de insumos, produção agropecuária, indústrias de alimentos e o sistema de distribuição apresentam relações de dependência entre eles.
Conforme visto anteriormente, ao contrário do COMPLEXO AGROINDUSTRIAL, uma cadeia de produção é definida a partir da identificação de determinado produto final. Após esta identificação, cabe ir encadeando , de jusante a montante, as várias operações técnicas, comerciais e logísticas, necessárias a sua produção.
O Sistema Agroindustrial (SAG) da cana-de-açúcar é complexo: as usinas produtoras dependem de fornecedores de cana e de bens de capital. ... Em média, 60% da cana colhida é destinada à produção de álcool (para todos os fins) e o restante para a produção de açúcar.
O complexo agroindustrial canavieiro constitui-se na mais antiga atividade econômica do Brasil. De grande importância para a economia brasileira, a cana-de-açúcar é explorada em todo o território nacional, embora os principais pólos produtores estejam situados nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.
A demanda mundial de açúcar é o principal condutor do cultivo de cana. A planta é responsável por 80% do açúcar produzido; a maior parte do restante é feito a partir da beterraba....Cana-de-açúcar.
As usinas de cana-de-açúcar têm grande concentração na chamada Zona da Mata, no nordeste, abrangendo em maior quantidade os estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e Alagoas; na região sudeste, o destaque é para São Paulo./span>
Zona da Mata
Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Características. A cultura da cana-de-açúcar se adapta muito bem às regiões de clima tropical, quente e úmido, cuja temperatura predominante seja entre 19 e 32º C e onde as chuvas sejam bem distribuídas, com precipitação acumulada acima de 1000 milímetros por ano.
A planta de cana está constituída por 4 partes principais, que são: Raízes, Talho, Folhas e Flores./span>
A colheita da cana envolve cinco operações muito simples: o corte dos colmos na base, o corte dos ponteiros, a alimentação dos colmos para o interior da colhedora, a retirada das folhas e a picagem (opcional).
Esses fatores são afetados por danos no colmo, pragas e doenças, chuva, umidade relativa do ar, temperatura do ambiente, subsistemas de colheita e de transporte de cana. Assim, nesta revisão será analisado como esses fatores podem influenciar na qualidade da matéria-prima afetando o produto final.
Os principais fatores relacionados à qualidade da cana-de-açúcar são POL (sacarose aparente), pureza, ATR (açúcares redutores totais) na cana, teor de açúcares redutores, percentagem de fibra e tempo de queima e corte. ... Quanto maior a pureza da cana, melhor a qualidade da matéria-prima para se recuperar açúcar.
Os fatores que influenciam no cultivo da cana-de-açúcar são os fatores ambientais (temperatura, luminosidade e umidade relativa do ar e o solo), os fatores genéticos e fisiológicos (variedade, idade, tamanho e sanidade das gemas) e por fim, os fatores fitotécnicos (práticas agrícolas realizadas no manejo).
Alteram a qualidade do material vegetal: clima, altitude, fertilidade do solo, emprego de defensivos agrícolas e outras variáveis.
A faixa em que ocorrem as variações anuais, mensais e diárias na temperatura é um dos fatores que exerce maior influência em seu desenvolvimento, afetando, portanto, a produção de metabólitos secundários47.
Os metabólitos secundários atuam como uma interface química entre as plantas e o ambiente circundante, portanto, sua síntese é frequentemente afetada por condições ambientais. A produção de metabólitos secundários é determinada por quatro fatores principais: genéticos, ontogênicos, morfogenéticos e ambientais.
5. Quais os fatores que alteram os óleos essenciais? Não são muito estáveis na presença de ar, luz, calor, umidade e metais -alteram aroma, sabor, cor, viscosidades.
Os metabólitos secundários (ou metabólitos especializados), ao contrário, são altamente específicos e desempenham um papel importante na evolução dos vegetais e na interação com os seres vivos. Em geral, pertencem a uma das três principais classes de moléculas: terpenos, compostos fenólicos e nitrogenados.
Os metabólitos primários possuem função estrutural, plástica e de armazenamento de energia. Os metabólitos secundários, produtos secundários ou produtos naturais, aparentemente não possuem relação com crescimento e desenvolvimento da planta (TAIZ; ZEIGER, 2006).
As indústrias farmacêuticas e de produtos naturais tem se beneficiado da biotecnologia vegetal pela possibilidade de produzir metabólitos secundários in vitro, produção esta que seria mais vantajosa devido à redução de tempo, qualidade e quantidade de material vegetal a ser extraído pela indústria, quando comparado à ...
A farmacognosia envolve o conhecimento botânico para classificar e nomear a planta e para compreender seu teste padrão genético e seu cultivo. O conhecimento químico é igualmente importante neste campo para isolar, identificar, e quantitativa avaliar os compostos bioactive nas fontes da planta./span>
O metabolismo secundário caracteriza-se pela biossíntese de micromoléculas com diversidade e complexidade estrutural, produção em pequena escala, distribuição restrita e especificidade, tendo papel adaptativo ao meio, defesa contra herbívoros e microrganismos, proteção contra raios UV, atração de polinizadores, atração .../span>
Os metabólitos primários caracterizam-se por:
Os metabolitos são os produtos intermediários das reacções metabólicas catalisadas pelas várias enzimas que ocorrem naturalmente dentro das pilhas. Este termo é usado geralmente para descrever moléculas pequenas, embora uma aplicação mais larga seja praticada frequentemente./span>
Processos Metabólicos Secundários: As Vias Metabólicas do Acetato, Mevalonato e Chiquimato; Biossíntese Mista. pentoses, Ciclo do ácido cítrico, cadeia de transporte de elétrons e síntese de ATP.