Com o examinador segurando a cabeça do paciente, promove-se um brusco e rápido movimento de deitar, em decúbito dorsal horizontal. Ao ser deitado, por não haver uma fixação horizontal da cabeça, esta fica pendente para trás, em aproximadamente 30 graus.
Uma vez feito o diagnóstico topográfico da VPPB, deve-se proceder às manobras terapêuticas. Como a VPPB de canal posterior é claramente a mais comum, a manobra de reposicionamento de Epley é a mais importante e deve ser conhecida por todo médico.
2-Canal Horizontal semicircular: VPPB envolvendo o canal horizontal é geralmente diagnosticada por meio de um segundo teste, com o rolamento da cabeça em aproximadamente 90 graus para a esquerda e para a direita com o paciente deitado em decúbito dorsal.
O tratamento consiste em manobras posturais, onde o profissional executa uma série de movimentações e posições de cabeça e do corpo, para estabilização dos cristais.
Causas. A maioria dos episódios de VPPB são desencadeados por uma mudança na posição da cabeça, comumente girando a cabeça sobre o travesseiro ao acordar pela manhã ou inclinando a cabeça para trás para alcançar uma prateleira alta.
Na maioria das vezes, a vertigem é causada por doenças relacionadas ao ouvido, chamadas de síndromes vestibulares periféricas, ou popularmente labirintites, que incluem doenças como vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, doença de Ménière e intoxicação por remédios, por exemplo.
Causas. Tontura ou sensação de desmaio iminente ao se levantar ocorre como consequência de uma regulação anormal da pressão arterial. Normalmente, quando as pessoas estão em pé, a gravidade faz com que o sangue fique acumulado nas veias das pernas e do tronco.
Geralmente, só depois de cinco horas é que as células cerebrais começam a se recuperar da bagunça que o álcool causa no organismo, o que pode gerar tontura e dores. Por isso, o ideal é sempre repousar bastante depois do consumo das bebidas. Mantenha as luzes apagadas, deite-se e durma bastante para repor as energias.
Os remédios caseiros não podem tratar ou curar a labirintite, mas podem ajudar a aliviar os sintomas.
A labirintite ocorre quando há uma inflamação ou irritação do labirinto, que é uma estrutura interna da orelha responsável pelo equilíbrio corporal. Quando isso acontece, o cérebro recebe mensagens 'incorretas' do ouvido, fazendo com que haja uma perda da sensibilidade de espaço e consequente sensação de tontura.
A labirintite é a inflamação de uma estrutura do interior do ouvido, chamada de labirinto, que causa sintomas como a sensação de que tudo está girando à volta, náuseas e a perda de audição.