Já deve ter dado para notar que a Geologia não envolve apenas o estudo das rochas como muitos pensam. Seu conhecimento é de grande interesse científico e social. Os geólogos são capazes de identificar e avaliar reservas minerais, identificar zonas geologicamente instáveis e propor medidas de segurança.
petrologia. É a parte da geologia que tem por objetivo estudar as rochas em geral (ígneas, sedimentares ou metamórficas) com vistas a definir a sua caracterização, constituição, gênese e evolução.
paleontólogo
Quem estudas os dinossauros são os paleontólogos especializados na Era Mezosóica (que durou entre cerca de 200 milhões e 65 milhões de anos atrás – quando houve a grande extinção dos dinossauros), e até mesmo eles precisam entender mais do que apenas os dinossauros, estendendo sua gama de conhecimento à geologia destes ...
Paleontólogo
Estes cursos tem a duração de 4 anos (os dois primeiros) ou 5 anos (o último), em período integral, e compreendem, além das aulas teóricas, muitas práticas em laboratório e viagens à campo. É relevante ressaltar que na gênese ideal de um paleontólogo / paleobiólogo é necessário enfatizar ambas as áreas.
No Brasil não há graduação em paleontologia. Para se tornar um exímio em fósseis de outras eras, é recomendável fazer graduação em Geografia, Geologia, Ciências Biológicas ou Arqueologia. ... Nada impede que pessoas vindas de outras graduações se tornem paleontólogos.
Em final de carreira, o salário pode chegar a R$ 8 mil. Mas o Paleontólogo precisa ter Mestrado e Doutorado. Sem esses títulos, ele não pode nem pensar em iniciar uma carreira.
Em geral, ao se optar por ser paleontólogo no Brasil, se tem três opções: Formação em nível superior em Geologia, Geografia ou Biologia (na realidade não existe uma limitação quanto a qual graduação foi cursada; eu mesma conheço médicos e engenheiros que são paleontólogos); aqui temos 4 ou cinco anos de estudo.
Salário e locais de atuação de um paleontólogo Muitos profissionais são registrados com outras funções, e os locais que mais os contratam são: Escolas. Universidades e institutos de pesquisa. Museus.
Na área pública, ele pode atuar em instituições como o IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os arqueólogos também podem trabalhar em museus, consultorias e em empresas na área de construção, concedendo licenças ambientais.
A arqueologia é uma disciplina que se ocupa da investigação dos indícios, ou vestígios, de civilizações e culturas passadas. ... Por isso essa ciência é tão importante para outras disciplinas, como a história e a antropologia. Os primeiros interesses propriamente arqueológicos remontam à Idade Média.
A arqueologia é importante para a história pois descobre, cataloga e ajuda a explicar uma série de objetos que servem de fontes históricas para o trabalho dos historiadores. O exemplo mais conhecido disto é na egiptologia, a área de interesse da História que estuda o Antigo Egito.
A importância da arqueologia, tem como objetivo entender as mudanças ocorridas na vida do ser humano, desde suas origens. Para tanto, utiliza de vestígios do passado para reconstituir as fases históricas. Estes vestígios, também chamados de documentos históricos, podem ser escritos ou não-escritos.