crossorigin="anonymous">
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, ...
O grande desafio do contexto escolar é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e valorizar a riqueza representada por essa diversidade cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorização a trajetória particular ...
A importância da pluralidade cultural promove como objetivo, ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. A escola permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.
Diversidade significa representar a sociedade. Afinal, somos compostos por pessoas de diferentes histórias, crenças, raças e etnias, orientações sexuais, gêneros, entre outros....Podemos classificar os tipos de diversidade como:
Explicação: O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. ... Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
Resposta: Sendo o Brasil um país rico em diversidade cultural,é correto afirmar que: A- Ao longo de suas transformações culturais, fundiu elementos da cultura popular e a cultura de massa. ... Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar.
As diferenças culturais são essenciais em todas as sociedades, pois são as diferenças que fazem a diferença, é a diversidade que oferece oportunidade de conhecer o outro, de respeitar, entender, analisar e estudar os conhecimentos culturais passados, na busca de enriquecer as diversas culturas do presente.
Enquanto fonte de intercâmbios, inovação e criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para a Humanidade como a biodiversidade o é para a natureza. Neste sentido, constitui o patrimônio comum da Humanidade e deve ser reconhecida e afirmada em benefício das gerações presentes e futuras.
Compreender que nenhuma cultura é melhor ou pior que a outra, é apenas diferente, e essa diferença tem que ser respeitada, de maneira que todos possam aprender a lidar com a diversidade de culturas existentes, respeitando e procurando conviver com essa diversidade.