Origem do Fármaco A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.
Definição. ... Já a Farmacopéia brasileira dá a seguinte definição: "produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
No século XVI, o estudo dos remédios ganhou impulso notável, com a pesquisa sistemática dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças. Com o tempo, foi implantada no mundo a indústria farmacêutica, e, com ela, novos medicamentos são criados e estudos realizados em velocidade espantosa.
Quem mais se destacou foi José de Anchieta, jesuíta que pode ser considerado o primeiro boticário de Piratininga (São Paulo). A partir de 1640 as boticas foram autorizadas a se transformar em comércio, dirigidas por boticários aprovados em Coimbra.
No Brasil, iniciou- se em meados do século XIX, tendo sido apontada, em 1889, no primeiro recenseamento da indústria farmacêutica, a existência de 35 empresas, em sua maioria localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo (Bermudez, 1995).
No Brasil, o surgimento da farmácia teve início com os Jesuítas, criadores das primeiras boticas, mas esse comércio se intensificou com a vinda da Família Real. Foram abertas, então, escolas de farmácia e os primeiros farmacêuticos foram graduados em 1900.
Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios a partir, principalmente, de componentes sintéticos. O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal.
Peso dos Genéricos
15 maiores empresas farmacêuticas do mundo
A EMS é a líder do mercado farmacêutico brasileiro. Atende a praticamente todas as especialidades médicas. Hoje, de cada 100 medicamentos vendidos no País, 14 têm a marca EMS. O Centro de P&D da EMS é o maior e mais moderno da América Latina.
Hypera Pharma
Os dez maiores laboratórios de genéricos do País em volume são:
Conheça os melhores laboratórios de São Paulo e escolha a melhor opção para você....
Os melhores laboratórios do Brasil e como funcionam
Em segundo lugar, empatados com 16%, ficaram o Fleury e o Delboni, este último parte do Grupo Dasa, dono também do Lavoisier e líder brasileiro na medicina de diagnóstico, com 30 redes de laboratórios e mais de 700 unidades em todo o Brasil.