Levar um papel pardo e traçar o contorno do corpo de um dos alunos, nomear as partes do corpo. Fixar o cartaz na sala de aula. Fazer uma atividade ligando os nomes as partes correspondentes do corpo, em seguida realizar outra atividade nomeando as partes do corpo com interferência do professor.
Para que o processo de formação do esquema corporal ocorra de maneira equilibrada, é necessário certo nível de maturidade que só é alcançado depois que as etapas do desenvolvimento infantil forem vencidas. A evolução da etapa da percepção da imagem corporal acontece paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo.
Vayer (1982), considera a consciência corporal como a consciência dos meios pessoais de ação, resultado da experiência corporal, experiência reorganizada permanentemente. Portanto, a criança vai organizando seu conhecimento corporal desde o nascimento até as aquisições mais complexas.
A consciência corporal é a habilidade de conhecer o próprio corpo.
Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo.
Existem exercícios bastante conhecidos por trazer uma consciência corporal maior, como o pilates, a dança e o yoga. Verifique se o seu plano de saúde cobre pilates e/ou faça aulas de dança e yoga. Com certeza você sentirá diferença significativa.
No que diz respeito a ginástica de conscientização corporal as principais modalidades são : pilates, yoga, a dança, massagem biodinâmica, taisso, etc. Já na área de condicionamento físico temos : Musculação, Spinning, Crossfit, Zumba, Artes Marciais, etc.
A ginástica de conscientização corporal consiste em novas maneiras de como o corpo deve ser abordada, e com objetivo desta forma de ginástica, é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.