Todo mundo achava que a luz era uma onda que se propagava num meio estranho chamado éter. Do mesmo modo como ondas de água se propagam na água e ondas de som no ar, ondas de luz precisavam de um meio material. ... Einstein sugeriu que a luz é diferente: é uma onda, mas uma onda que se propaga no vazio, no vácuo.
A reflexão da luz ocorre quando um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao meio de origem. ... A figura acima mostra como ocorre a reflexão difusa, também conhecida como difusão da luz.
O reflexo da luz (refração da luz) nas águas e o gelo derretendo representam transformações físicas da matéria. Se colocarmos a água de volta no freezer ela volta a se apresentar como um cubo de gelo.
A dispersão é um fenômeno óptico em que a luz é separada em suas diferentes cores quando refratada através de algum meio transparente, a exemplo do arco-íris, do prisma e da lente fotográfica.
A refração ocorre quando a luz atravessa a interface entre dois meios ópticos e transparentes, como ar e água. Quando isso acontece, a velocidade de propagação da luz muda, uma vez que essa velocidade depende de uma característica de cada meio óptico chamada de índice de refração absoluto.
A reflexão total é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz incidente sobre uma superfície que separa dois meios, no sentido do maior para o menor índice de refração, é totalmente refletida, permanecendo no meio de origem. Esse fenômeno só ocorre se o ângulo de incidência for maior que o chamado ângulo limite.
Define-se refração da luz a mudança de velocidade de propagação, como consequência da mudança de meio de propagação. ... O raio incidente I, a normal N e o raio refratado R, pertencem ao mesmo plano, denominado plano de incidência da luz, ou seja, o raio incidente, a reta normal e o raio refratado são coplanares.
Por exemplo, a velocidade da luz no vácuo é 1,33 vezes maior do que a da luz que se propaga em um meio cujo índice de refração é igual a 1,33....Tabela de índice de refração.
Ao projetar uma linha imaginária que passa pelo ponto S perpendicular ao espelho, conhecido como a normal, que pode medir o ângulo de incidência, θi e o ângulo de reflexão, θr. A lei da reflexão diz que θi = θr ou, por outras palavras, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
Mas se os elétrons movem-se tão lentamente dentro dos meios condutores, o que causa uma ativação dos circuitos elétricos quase instantânea? O que acontece é que, ao pressionarmos o interruptor, o campo elétrico é formado no fio na velocidade da luz, cerca de 300.