De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
Níveis da escrita – Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.
Nível Pré-Silábico – níveis 1 e 2
A leitura emocional, que sucede à sensorial, faz com que o leitor, desprendido de compromissos com certo tipo de texto, leia aquilo que lhe interessa. Assim, a leitura emocional está relacionada ao que mais desperta as fantasias e a imaginação do leitor.
“No processo de leitura, ocorrem, pelo menos, quatro etapas, segundo uma visão psicolingüística: decodificação, compreensão, interpretação e retenção”.
Ela apresenta três fases ou três definições, sendo uma a de extrair significado do texto, a outra é de atribuir significado a um texto e a outra e de ser um meio de relação entre o texto e o leitor ou entre o autor e o leitor.
Alguns procedimentos de apoio à leitura
Portanto, leitura e escrita acadêmicas estão intimamente relacionadas. Marconi e Lakatos (2010) caracterizam a leitura como proveitosa quando cons- tituída dos seguintes aspectos: » Atenção – concentração e aplicação da mente no sentido de buscar o enten- dimento e a assimilação dos conceitos do texto.
A leitura recreativa é um tipo de leitura que visa o ler pelo prazer de ler, abrindo as portas da criança para a imensidão a que se pode aceder. A leitura recreativa é um tipo de leitura que visa o ler pelo prazer de ler, abrindo as portas da criança para a imensidão a que se pode aceder.
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Fase 1 - Apenas queixas mal definidas e subjetivas, melhorando com repouso. Fase 2 - Dor regredindo com repouso, apresentando poucos sinais objetivos. Fase 3 - Exuberância de sinais objetivos, e não desaparecendo com repouso. Fase 4 - Estado doloroso intenso com incapacidade funcional (não necessariamente permanente)
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que atingem estruturas como músculos, tendões, nervos e líquidos articulares, sendo causadas, desencadeadas ou agravadas por fatores presentes nos locais de trabalho.