O funcionamento da câmara escura é de natureza física. O princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passem pelo orifício da câmara sejam projetados no anteparo fotossensível na parede paralela ao orifício.
A câmara escura ela inverte a imagem do objeto e a fotografia mostra a imagem normal do objeto.
Resposta. Resposta: A fotografia no cinema ou cinematografia é o elemento que diz respeito à captação das imagens, por meio de filmagens em película ou utilizando câmeras digitais. Ou seja, ela abrange tudo o que se relaciona à “impressão” daquilo que será visto pelo espectador, posteriormente.
O que é fotografia – cinematografia? A fotografia no cinema ou cinematografia é o elemento que diz respeito à captação das imagens, por meio de filmagens em película ou utilizando câmeras digitais. Ou seja, ela abrange tudo o que se relaciona à “impressão” daquilo que será visto pelo espectador, posteriormente.
O importante é que a fotografia, em muitos casos passa a ser mais uma personagem no enredo. ... Ajuda a contra histórias, cria um estilo e, principalmente, dá a identidade pra trama. Se você parar para pensar, com certeza vai se lembrar de imagens e estilo estético de uma série que te marcou.
A fotografia é o processo e a arte que permite registar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura. ... Desta forma, o tamanho da imagem é reduzido e pode aumentar a sua nitidez.
No entanto, foi a invenção dos irmãos Auguste e Louis Lumière - fabricantes de produtos fotográficos em Lyon, na França - que tiveram o maior sucesso comercial. No ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema).
Eadweard Muybridge
A história considera que foram as fitas exibidas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière na primeira sessão pública do cinematógrafo, em 1895, em Paris.
28 de dezembro de 1895
Embora não seja claro onde realmente começou a história do cinema, a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895. Nesta data, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram de Cinematógrafo.
No dia 8 de julho de 1896, sete meses depois de os irmãos Lumière inaugurarem a sétima arte em Paris, o Rio de Janeiro exibiu a primeira sessão de cinema no Brasil. No ano seguinte, em 1897, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles abriram a primeira sala de cinema, também no Rio de Janeiro, na rua do Ouvidor.
A primeira sessão pública de cinema ocorreu em 28 de dezembro e tinha uma duração de 40 minutos. Ocorreu no salão indiano Grand Café de Paris, e o ingresso custava um franco. A apresentação foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Jean Lumière, eram planejados dez filmes de três a quatro minutos.
No dia 31 de julho de 1897, foi inaugurada a primeira sala fixa de cinema do Brasil, o "Salão de Novidades Paris", no Rio de Janeiro. Um ano antes, seletos convidados puderam acompanhar uma exibição experimental na Rua do Ouvidor.
Espaço Municipal Cine Olympia