O solo é um recurso natural renovável que desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola, pois carrega em sua composição os nutrientes essenciais para as plantas. ... Por isso, o agricultor precisa conhecer os solos de sua lavoura, o que só é possível com a análise específica.
Recurso essencial para a vida dos humanos e animais Entre eles é possível citar: o fornecimento de nutrientes para a terra, proporcionando o plantio de alimentos ricos em vitaminas e minerais necessários aos seres humanos. O solo é a camada superficial da crosta terrestre.
O preparo do solo é definido como um conjunto de operações agrícolas que envolvem a mobilização mecânica da camada arável (onde se desenvolve a maior fração do sistema radicular das plantas), promovendo o seu rompimento em torrões (agregados) de tamanho adequado, assim como a mistura ou a incorporação de material ...
A erosão hídrica provoca perdas de solo, água e nutrientes, principalmente, daqueles que são adsorvidos na superfície das partículas de argila e matéria orgânica e constitui um dos fatores que mais contribui para a queda de produtividade do solo e a decadência de muitas lavouras (SILVA et al., 1997).
Arados. Os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função dos arados é o propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade. Os arados ainda podem ser de discos ou de aivecas.
Algumas ferramentas, como enxadas, pás, facas e tesouras de corte, também devem ser afiadas com amolador quando necessário. Ferramentas sem fio são mais difíceis de ser utilizadas e podem danificar as plantas.
PREPARO PERIÓDICO DO SOLO PREPARO PERIÓDICO SECUNDÁRIO: - Enxada rotativa: Esta máquina é usada para Destorroamento e nivelamento do solo; Na formação e manutenção de canteiros em horticultura; No controle de plantas daninhas; Na incorporação de adubos e corretivos e; Na picagem e incorporação de restos ...
A aração é o ato de descompactar e preparar o terreno para que as sementes cresçam com raízes mais fortes. Quando a terra é revolvida, ela fica mais fofa e permeável, beneficiando a troca de nutrientes presentes nos adubos, ajudando na proliferação das minhocas e na retirada de raízes mortas e ervas daninhas.
A aração provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada.
A aragem é usada para "afofar" a terra, deixando ela em "pedaços" menores, ela pode ser feita com uma enxada, um arado, ou um trator.
Chamamos de adubação o processo de cultivo extremamente importante para diversas áreas da agricultura, seja a produção de alimentos ou fins de plantio. Essa etapa tem o objetivo de aumentar a disponibilidade de determinados nutrientes no solo.
A adubação pode ser classificada: quanto ao tipo de fertilizante: mineral (ex.: NPK, sulfato de amônio, superfosfato simples) ou. orgânica (ex.: esterco de curral, vermicomposto, vinhaça, adubos verdes);...Adubação
verbo transitivo direto Fertilizar o solo com adubo; fertilizar: adubar uma horta.
Quais são os tipos de adubação? Há três tipos de adubação: realizada diretamente no solo, por rega (também chamada de fertirrigação) e foliar. A primeira, como o nome indica, acontece pela adição do adubo diretamente no solo de cultivo.
Quais são os tipos de adubos orgânicos?