Hoje vamos falar sobre equivalência lógica. ... Dizemos que duas proposições são logicamente equivalentes quando elas apresentam a mesma informação, embora de maneiras diferentes.
A Equivalência da disjunção nega a primeira, implicando a segunda; E também a inversão das proposições simples de lugar. A Equivalência do condicional nega a primeira OU a segunda; Porém a mais comum é a nega tudo e inverte. A Equivalência do bicondicional é o próprio bi-condicional.
Negação da operação da Conjunção. Para negarmos uma proposição composta ligada pelo conectivo operacional “E” , basta negarmos ambas as proposições individuais(simples) e trocarmos o conectivo “e” pelo conectivo”ou”. Ou seja, transformaremos uma conjunção em uma disjunção.
Negar uma proposição significa trocar o seu valor lógico. Em outras palavras, a negação de uma proposição verdadeira é uma proposição falsa; a negação de uma proposição falsa é uma proposição verdadeira.
Qual é a negação de “Todos os alunos gostam de matemática”? Nenhum aluno gosta de matemática. ... Existem alunos que não gostam de matemática. Pelo menos um aluno gosta de matemática.
A palavra chave dessa proposição é "algum". A palavra algum significa "pelo menos um" que por sua vez significa "um ou mais", logo, se a quantidade de funcionários deve ser não-negativa, temos que a negação de "um ou mais" é "nenhum", ou seja: A negação de x ≥ 1 é x = 0, para x ∈ N.
Basicamente, a regra é: para negar uma proposição simples devemos modificar apenas o seu verbo. Por exemplo, considere a proposição: “Guilherme jogou um livro na perna de João”. A negação, de acordo com a Lógica, limita-se a trocar o valor-verdade da afirmação feita.
Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). ... Podemos atribuir um valor lógico, como a sentença é verdadeira seu valor lógico é “V”.
Os quantificadores mais utilizados na comunicação em língua inglesa são: much, many, a lot, some, any, a few e a little.
O raciocínio é pensamento, pois pensamos para chegar até essa conclusão lógica, mas nem todo pensamento é raciocínio por conta do fato de as vezes pensarmos em algo mas, não é algo lógico, ou algo sem fundamentos.
É um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. Um Raciocínio Lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento. ...
Como melhorar seu raciocínio lógico
Confira 6 maneiras de treinar a mente para acelerar seu aprendizado:
O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Isso resulta em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis. Ou seja, com melhor desempenho.
8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro
Pesquisas comprovam que a inteligência pode aumentar ou diminuir dependendo do estilo de vida. ... Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI – a principal medida da inteligência – pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida.