Estas estratégias são de estrema importância para a descoberta de novos fármacos. ... O bioisosterismo é uma estratégia de modificação molecular de um protótipo baseada na troca de fragmentos moleculares que apresentem propriedades físico-químicas similares, como por exemplo, a acidez.
Grupo farmacofórico é o conjunto de características eletrônicas e estéricas que caracterizam um ou mais grupos funcionais ou subunidades estruturais, necessários ao melhor reconhecimento molecular pelo receptor e, portanto, para o efeito farmacológico desejado.
A latenciação de fármacos foi proposta, em 1959, por Harper, e consiste, basicamente, na transformação do fármaco em forma de transporte inativo, que, in vivo, mediante reação química ou enzimática, libera a porção ativa no local de ação ou próximo dele.
O processo de latenciação é de grande interesse como método de desenvolvimento de novos fármacos, e cada vez mais utilizado na atualidade. Suas vantagens são: economia de tempo, economia de recursos, reintrodução de fármacos antes descartados por suas propriedades indesejáveis.
Os fármacos são a base dos remédios que podem ter a forma de comprimidos, xaropes, pomadas, pílulas, cremes, dentre outros.
Os pró-fármacos são fármacos que são administrados em forma inativa, sendo ativados somente após biotransformação (metabolismo normal). Estes podem melhorar a absorção ou a ação. Podem ter ativação intracelular ou extracelular. Normalmente uma droga é administrada na forma ativa e inativada pela biotransformação.
Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.
Indução enzimática - é uma elevação dos níveis de enzimas (como o complexo Citocromo P450) ou da velocidade dos processos enzimáticos, resultantes em um metabolismo acelerado do fármaco. Alguns fármacos têm a capacidade de aumentar a produção de enzimas ou de aumentar a velocidade de reação das enzimas.
Difusão passiva Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).
Dependendo das propriedades químicas, os fármacos podem ser absorvidos do Trato Gastrointestinal (TGI) por difusão passiva, difusão facilitada, transporte ativo ou endocitose (WHALEN et al., 2016): Difusão Passiva: O fármaco se move da região de concentração alta para a de concentração baixa.
Os medicamentos são absorvidos principalmente no intestino, mas cada um age de um jeito. A passagem pelo estômago é apenas o primeiro passo do processo de absorção de um remédio pelo nosso organismo.
A administração de medicações pela via sublingual consiste em colocar o medicamento na mucosa oral (sob a língua) do paciente para rápida absorção do medicamento, uma vez que a absorção pela mucosa é mais rápida do que pela via oral, pois a região sublingual é altamente vascularizada por capilares sanguíneos.
Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:
Os medicamentos injetáveis têm efeito mais rápido, já que caem quase imediatamente na corrente sanguínea, ao contrário dos comprimidos, que precisam dissolver no estômago e ser absorvidos pelo intestino delgado, para que só então caiam no sangue e façam efeito, o que leva cerca de 30 minutos.
Como aplicar injeção intramuscular (em 9 passos)
O contraceptivo injetável mensal faz efeito no organismo pelo período de um mês. Ele consiste em um anticoncepcional que combina estrogênio e progesterona (método anticoncepcional combinado).
O trauma pela injeção pode dar dor no local da aplicação, porem após 2 meses já estaria bem melhor ou totalmente resolvido. Sugiro uma consulta médica e um exame de ultrassom da região para melhor avaliação.
Pode-se afirmar que entre benzetacil e profenid, a benzetacil é a que causa mais dor.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
Utilize compressa FRIA quando houver: Pancada, após injeção, dor de dente, tendinite e depois do exercício. Para fazer uma compressa fria em casa, basta envolver o gelo em um saco, em uma toalha ou pano e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos.
Entre os principais cuidados, atentar para: