A fixação de carbono é uma etapa importante do Ciclo de Calvin-Benson. A fonte fundamental de carbono para os seres vivos é o dióxido de carbono (CO2), uma molécula inorgânica presente na atmosfera e dissolvida na água. ... O processo de fixação de carbono dá início à parte biótica do ciclo biogeoquímico do carbono.
Resposta: A fixação do carbono na natureza se dá por meio da fotossíntese, o CO2 é fixado e transformado em matéria orgânica pelos seres produtores. O carbono é obtido pelos seres produtores através ela assimilação do gás carbônico atmosférico ou dissolvido na água.
Enquanto no processo de fotossíntese os seres vivos garantem a retirada de gás carbônico do ambiente, no processo de respiração o gás carbônico retorna à natureza. Além disso, o retorno de carbono ao meio também ocorre devido ao processo de decomposição, que é responsável pela liberação de gás carbônico e água.
O carbono passa a fazer parte da biomassa através do processo da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes incorporam o gás carbônico atmosférico, transformando-se em moléculas orgânicas. ... O carbono é absorvido pelas plantas.
Ao ingerir as plantas, os animais ingerem juntamente o carbono para seu organismo, sendo liberado através da respiração ou de sua decomposição. ... Os vegetais, pelo processo de respiração, também absorvem gás carbônico e liberam oxigênio ao contrário dos animais.
Os animais adquirem o carbono de forma direta ou indireta, através da alimentação por vegetais, por exemplo. O metabolismo desses animais é capaz de sintetizar e transformá-lo em novos tipos de produtos. No caso dos animais carnívoros, o carbono é absorvido através da alimentação dos herbívoros e assim sucessivamente.
Resposta. Através da fotossintese. A planta captura o CO2 na fotossintese e juntamente c a agua e energia do sol, o transforma em glicose,que é consumida pelos outros animais.
Em primeiro lugar, as plantas utilizam o gás carbônico presente na atmosfera para a realização da fotossíntese, transformando-o em matéria orgânica. Em seguida, parte dessa matéria orgânica é consumida pelos próprios vegetais em sua respiração, ficando a outra parte armazenada em seus tecidos.
respiração