Os tecidos moles incluem os vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões, nervos e os tecidos sinoviais (revestimento das articulações) equivalendo a cerca de 50% do peso corporal de um adulto.
As infecções da pele e tecidos moles (IPTM) estão entre as condições mais comuns em pacientes que comparecem ao pronto-socorro. Às vezes, são suficientemente graves para levar a choque séptico e justificar a admissão do paciente em unidade de terapia intensiva (UTI).
O tratamento com antibióticos tópicos geralmente suficiente para combater a infecção. Os medicamentos de primeira linha são mupirocina e clindamicina seguindos de ácido fusídico e eritromicina.
O tratamento pode ser feito com antibióticos em forma de pomada, quando é causada por bactérias, antifúngicos tópicos em caso de infecção causada por fungos e em alguns casos de infecções virais, como a herpes, pomadas que diminuem a ação do vírus podem ser indicados.
1. Micose da pele
Vinagre no tratamento caseiro da dermatofitose canina
A micose canina é causada por fungos, conhecida também como doença fúngica. A micose pode afetar regiões específicas do animal, como também pode se alastrar por todo o corpo.
Se as fezes do cachorro apresentam pequenos pontos brancos que parecem grãos de arroz ou pedaços de espaguete, provavelmente as fezes do seu cachorro estão com vermes. Os parasitas internos são, muitas vezes, eliminados pelas fezes e por isso você pode observá-los quando estiver limpando os dejetos do seu melhor amigo.
Se o seu cachorro tem vermes, pode ocorrer perda de peso, sangue nas fezes, cabelos secos e vômitos. Se você acha que seu cachorro tem vermes, você deve levá-lo ao veterinário. Embora existam medicamentos de venda livre disponíveis, eles podem ser perigosos para o seu cão, se não forem dados na dose adequada.