EQST

Qual A Funço Das Glndulas Seromucosas No Trato Respiratrio?

Qual a função das glândulas Seromucosas no trato respiratório?

Sua lâmina própria-submucosa é composta por tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras elásticas e glândulas exócrinas mistas (seromucosas), cuja secreção (das glândulas e das células caliciformes), forma uma barreira de muco que captura partículas inaladas.

O que são as células do tipo II e qual sua função?

Os pneumócitos tipo II são células ovais e volumosas. Esse tipo de célula produz uma secreção lipoproteica, chamada de surfactante. A função do surfactante é manter os alvéolos abertos e auxiliar na difusão dos gases pela membrana alveolar. Leia também sobre Pulmões e Respiração Pulmonar.

O que são os alvéolos pulmonares e qual sua função?

Nos alvéolos pulmonares, ocorre o processo de trocas gasosas. Os alvéolos pulmonares são um local de realização de trocas gasosas, em que o gás carbônico, presente no sangue, passa para o interior dos alvéolos, e o oxigênio, presente no ar inspirado, passa, do interior dos alvéolos, para o sangue.

O que é surfactante quem o produz e qual a sua função?

O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração. Consiste em 80% de fosfolípideos, 8% de lípidos e 12% de proteínas.

O que é e como ocorre a Hematose?

Para que o oxigênio entre nas nossas células é necessário que ocorra o processo de hematose, que são trocas gasosas que ocorrem nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão dos gases: oxigênio e dióxido de carbono.

Qual o órgão responsável pela Hematose?

A hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio).

Como é feita a oxigenação do sangue?

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

O que ocorre na respiração pulmonar?

A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação. A entrada do ar é importante, pois garante que oxigênio seja levado até o sangue para, então, ser distribuído às células.

O que acontece com o ar que inspiramos?

Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso.

Quais são os movimentos respiratórios *?

O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.

Quais são os movimentos respiratórios?

Dois movimentos estão envolvidos com a renovação do ar nos pulmões: o movimento de inspiração e o de expiração. Para que esses movimentos ocorram é fundamental a participação dos músculos intercostais, que interligam as costelas, e do diafragma.