Ocorrem a partir da utilização de força física ou poder sobre si mesmo, pessoa ou grupo, causando algum tipo de dano. Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência.
Segundo o "Mapa da Violência 2013", os estados mais violentos do Brasil são Alagoas, Espírito Santo, Pará, Bahia e Paraíba; e os municípios, Simões Filho (BA), Campina Grande do Sul (PR), Ananindeua (PA), Cabedelo (PB) e Arapiraca (AL).
As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. ... Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
Quais são as principais causas da violência urbana?
As causas dessas violências muitas vezes são provocadas por confronto entre torcedores do mesmo time, por torcidas organizadas que ultimamente ja vai prontos para brigar, por torcidas rivais, por fanatismo e até mesmo pelo policiamento.
A violência urbana é caracterizada pela desobediência à lei, vandalismo aos bens públicos e atentado à vida no âmbito das cidades. Esse tipo de violência origina-se na infraestrutura precária, exclusão socioeconômica, desemprego ou oferta de emprego de baixa qualidade.
A exploração do trabalho infanto-juvenil, o trabalho escravo contemporâneo (muitas vezes “justificado” por supostas dívidas, propositalmente impagáveis), os repetidos acidentes de trabalho com pouca ou nenhuma intervenção decorrente (incluindo a carência de denúncia), a ausência de fonte de renda em muitas famílias, a ...
São diversas as formas e tipos de violência urbana, se destacam as violências física, como homicídios, roubos, latrocínios, lesões corporais e a violência psíquica, como abandono, preconceitos raciais, religiosos e sexuais.
A principal causa do envolvimento de jovens e adolescentes com a criminalidade é a falta de perspectiva e de projetos de vida. ... Sendo assim, os modelos e exemplos de vida que os jovens e adolescentes pautam a sua vida está diretamente relacionado ao consumo, a superficialidade e a falta de valores positivos.
No Brasil, os números chamam a atenção para a intrínseca relação entre os casos confirmados de distúrbios mentais e a evolução para o suicídio nesse grupo. Segundo a Organização Pan Americana de Saúde, o suicídio já está classificado em terceiro lugar como a principal causa de morte em jovens de 15 a 19 anos.
muitas vezes alguns jovens sofrem por problemas dentro de casa, e tentam buscar soluçoes no mundo, onde entram nas drogas, violencia e outras coisas.. alguns sao influenciados pelo amigos, onde ele acha que pra se sentir o "cara" tem que fazer o que o outro faz, com isso ele começa a roubar, matar..
O envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade decorre de causas multifatoriais que envolvem desde a dificuldade de acesso a políticas sociais até conflitos familiares. RESUMO: O fenômeno da violência e da criminalidade é algo presente desde as mais antigas civilizações.
Brasil vai na contramão mundial ao debater redução da idade penal
O lojista ou funcionário (s) podem deter os menores infratores – chamados popularmente de “trombadinhas” – e colocá-los para fora da loja ou detê-los até a chegada de viatura policial. O uso de força só é permitido em casos de legitima defesa, prisão em flagrante ou estado de necessidade.
"A estatística oficial determina que 1,6% dos homicídios praticados no Brasil, são cometidos por adolescentes.
O Brasil teve uma alta de 5% nos assassinatos em 2020 na comparação com 2019, após dois anos consecutivos de queda. ... No ano passado, foram registradas 43.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê incontáveis providências socioeducativas contra o infrator: advertência, liberdade assistida, semiliberdade, entre outras. ... Para isso o ECA já prevê a internação.