Estudos mostram que o homem necessita de uma alimentação sadia, rica em nutrientes, que pode ser alcançada com partes dos alimentos que normalmente são desprezadas como cascas, talos e sementes.
A relação entre a comida e a saúde já foi comprovada em diversas pesquisas e estudos. Muitos alimentos tem o poder de curar, prevenir ou auxiliar no tratamento de doenças, assim como muitos deles, se consumidos em excesso, causam sérios problemas que comprometem o perfeito comportamento do corpo.
A alimentação saudável traz benefícios para a saúde como melhor controle do peso, rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças. O correto não é simplesmente comer pouco por que pode causar déficit de nutrientes.
Devemos comer, todos os dias, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Eles são encontrados nos alimentos, em maiores ou menores quantidades.
Uma alimentação balanceada, saudavel e equilibrada deve conter diversos nutrientes:
Uma alimentação equilibrada deve fornecer todos os nutrientes necessários à vida como (vitaminas, sais minerais, proteínas, hidratos de carbono,lípidos e água). A ingestão diária desses nutrientes, nas quantidades certas, promovem um passo grande na qualidade de vida.
Conheça 5 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos
A hidratação diária é fundamental para o bom desempenho do organismo e ingerir, pelo menos, 2 litros de água diariamente deveria fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Portanto, mesmo que não sinta sede, hidrate-se. Se for difícil tomar a água em seu estado puro, faça-o por meio de sucos, chás e das frutas.
Aqui estão alguns alimentos que devem ser consumidos com mais frequência.
Exemplos: trigo, arroz, milho, centeio, cevada, aveia, pães, massas, batata, cará inhame, mandioca. Frutas, verduras e legumes: São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.