Reprodução dos Anfíbios A reprodução é sexuada, geralmente com fecundação externa, onde a fêmea elimina os óvulos na água e o macho despeja os espermatozoides sobre eles.
A água é um fator fundamental na vida dos anfíbios. Não só mantém a pele úmida, como é necessária à reprodução de muitas espécies, já que a fase larval do girino se desenvolve no meio aquático.
O acasalamento da maioria dos anfibios acontece na água. O coaxar do sapo macho faz parte do ritual "pré-nupcial". A fêmea no seu período fértil, é atraída pelo parceiro sexual por meio do seu canto e do seu coaxar. Esse canto varia de acordo com a espécie.
Por conta da respiração cutânea (pela pele), se o ambiente é muito seco, eles não conseguem respirar. Lembrando que sapos (anfibios), também fazem respiração pulmonar contudo, é uma respiração pouco eficiente, por isso que a respiração cutânea é extremamente necessária,para auxiliar a pulmonar.
Os anfíbios são animais dotados de glândulas, o que faz com que eles sejam restritos à ambientes úmidos, pois ele respira pela pele, e se estiver muito quente, o animal perde muita água e consequentemente morre.
servem tanto pra eliminação de fezes,quanto para a reprodução, o macho inocula o espermatozoide na cloaca da fêmea acontece o processo de fecundação interna mais conhecido como "beijo cloacal".
Alguns anfíbios adultos vivem apenas na terra, mas há aqueles exclusivamente aquáticos. A maioria, porém, passa uma fase da vida na água e outra na terra.
Répteis