O carburador foi usado durante décadas como a melhor forma de equalizar a alimentação de combustível no motor do carro, até surgir a injeção eletrônica. O carburador foi o primeiro mecanismo que conseguiu alimentar o motor de uma forma eficiente. Porém, na década de 80 surgiu os primeiros carros com injeção eletrônica.
O funcionamento de um carburador acontece por meio do ar aspirado pelo pistão, que passa em alta velocidade pelo difusor e aspira combustível que vem da cuba. A borboleta de aceleração está ligada ao pedal do acelerador, é o componente que dosa a quantidade de mistura (ar/combustível) que o motor precisa.
Significado de Carburador Aparelho que prepara a mistura do carburante e do ar, nos motores a explosão.
Há certos itens na moto responsáveis por levar o combustível para o carburador para que haja a combustão. ... Um diafragma de carburador para motos que é duro demais pode fazer com que a moto não funcione direito, uma vez que esta peça deve se movimentar durante o processo de passagem de combustível.
Alguns sinais que seu carro pode dar e que indicam que o carburador pode estar com problemas:
Detalhes de Válvula de Agulha O carburador tem a função de realizar a mistura de ar/combustível e enviar essa mistura para o motor na medida adequada às condições para que seu desempenho e consumo sejam perfeitos. ... A válvula de agulha esta localizada na cuba (reservatório de combustível do carburador).
Ao acelerar para sair do farol o pistonete sobe e com ele a agulha dentro do canal do giglê principal, assim ao abrir o duto de ar a agulha, por ser cônica permite a passagem de mais combustível, mantendo a mistura na proporção ideal.
E para que serve o afogador? A função dele é enriquecer a mistura de ar e combustível no momento da partida. ... Quando você puxa a alavanca, a válvula do afogador fecha e diminui o fluxo de ar na entrada do carburador.
Um dos defeitos mais comuns é o motor engasgar em marcha lenta e em alta velocidade. Nessas horas, parece que o combustível está “batizado”, mas na verdade, o carburador pode estar vazando.
Sinais e sintomas da boia do carburador defeituosa
Para começar, gire o parafuso de regulagem da marcha lenta (LD) cuidadosamente em sentido anti-horário, até o encosto na rosca à esquerda. Em seguida, dê duas voltas em sentido horário e a regulagem padrão estará pronta. Para regular a marcha lenta, ligue o motor e deixe-o aquecer por alguns instantes.
Combustível velho das linhas de gasolina também podem prejudicar ou danificar o carburador. Coloque um pouco de gasolina na cuba do carburador através da linha de entrada. Coloque a linha de entrada de combustível novamente no lugar. Certifique-se de que tenha gasolina no tanque de combustível.
Em geral, isso acontece devido a bomba de gasolina não conseguir manter a pressão necessária. Assim, é bem possível que o fluído não chegue ao carburador, prejudicando a mistura de ar ao combustível que o motor precisa para funcionar.
Ele engasga em marcha lenta ou em alta velocidade. Nessas situações, o carburador pode estar vazando por vários motivos. Pode acontecer também de o motor não dar a partida, o que pode indicar que seu carburador está desregulado ou que alguma peça esteja danificada. ... Sinal que seu carburador precisa de limpeza.
Kit vapor de gasolina X hidrogênio Esse sistema funciona a partir da eletrólise da água para a obtenção do hidrogênio, o qual deve ser injetado na câmara de combustão para que sua queima gere energia para o veículo. Muitos prometem economia de até 60% de combustível para quem optar pela utilização do hidrogênio.
A ideia do “vapor de gasolina”, de certo modo, já é empregada em todos os veículos. O sistema de cânister coleta os vapores de combustível que evaporam do tanque, acumula-os em um filtro de carvão ativado (o cânister) e, seguindo “ordens” da central eletrônica, usa os vapores acumulados para queimar no motor.
Adotado na década de 90, esse sistema consiste principalmente do filtro de cânister, feito de carvão ativo. Esse filtro é o responsável por absorver o vapor, que é levado até o coletor de admissão. O EEC foi adotado para que houvesse uma redução na emissão de gases poluentes por parte dos carros.
Como Economizar Gasolina
Marcha lenta Num veículo manual, observe o conta-giros e mude a marcha antes de chegar a 2.
Qual a rotação ideal para economizar combustível? Não existe uma rotação ideal para todos os veículos. O ideal é que você saiba qual é a faixa de rotação na qual seu veículo apresenta o melhor rendimento. Na maioria dos modelos compactos, esta faixa costuma ser entre 1.
O ideal mesmo é sempre analisar a faixa de rotação em que o carro trabalha melhor. Geralmente, em modelos compactos e médios, em situação de pista plana, a condução mais econômica implica manter o motor girando entre 1.
Para economizar combustível não dá para pisar fundo. O engenheiro Ricardo Takeo, da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), diz que, para poupar gasolina, o veículo precisa manter uma “velocidade constante entre 40 km/h e 70 km/h, na quinta marcha e no terreno plano”.
Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível. Para entender, basta fazer a seguinte comparação: se você caminha devagar, vai gastar pouca energia. ... No caso dos veículos, a energia é o combustível. A cada km que o veículo roda acima de 88 km/h, o consumo de combustível tem um aumento de 1%.
no motor? Cada carro tem o giro ideal para melhor aproveitamento do motor, seja de desempenho ou economia. ... Assim, para uma via cujo limite de velocidade é 60 km/h o mais apropriado para a maioria dos carros é acelerar a primeira até algo em torno de 2.
Entretanto, no automóvel com câmbio manual, se o motorista reduz a marcha de quinta para a segunda, por exemplo, dependendo da velocidade do automóvel, o motor vai subir de rotação muito além da permitida. Então, ele quebra mesmo, exigindo uma substituição ou uma retífica.
Claro que conhecendo a v/1000 pode-se saber a rotação do motor numa dada marcha a uma dada velocidade. Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.
Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.
O que é o RPM do motor? ... É ele o responsável por informar o número de rotações por minuto, contribuindo para a performance do carro e do motorista, indicando o momento certo de trocar marcha controlando a velocidade.
Como funciona O conta-giros informa o número de rotações por minuto de seu veículo. ... Ele tem uma variação de cores entre esses números, sendo o verde indicação de que a aceleração está correta, amarela que ela está fora do ideal, e vermelha mostrando que a rotação está completamente errada, podendo até fundir o motor.
Por sorte, nos motores com injeção eletrônica isso não chega a acontecer: o módulo do motor simplesmente corta o fornecimento de combustível, a ignição ou mesmo as duas coisas, protegendo antes que o pior aconteça. É o chamado “corte de giro”, que, em geral, acontece no meio da faixa vermelha do conta-giros.