Fissão nuclear é um processo que ocorre em núcleos atômicos instáveis e pode produzir reações em cadeia capazes de emitir grandes quantidades de energia. Fissão nuclear é um processo natural que consiste no decaimento de núcleos atômicos instáveis em núcleos atômicos menores por meio da captura de nêutrons lentos.
A primeira reação termonuclear ocorreu em novembro de 1952, nos Estados unidos. Nessa ocasião uma bomba de hidrogênio (bomba nuclear baseada na fusão de hidrogênio) liberou uma energia equivalente a 10 milhões de toneladas de TNT.
Um reator atômico controla a energia liberada numa fissão. O calor liberado nessa reação é usado para ferver água, cujo vapor acionará uma turbina geradora de eletricidade. Um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear.
Uma bomba atómica tem por base um processo chamado fissão nuclear. ... Mas uma bomba de hidrogénio é mais poderosa porque funciona com base no mesmo processo que ocorre no núcleo das estrelas: a fusão nuclear. Durante a fusão nuclear, os núcleos de dois átomos fundem-se para formar um núcleo maior.
Para medir a capacidade de uma bomba dessas, usam-se os termos quiloton e megaton _um quiloton equivale a mil toneladas de TNT; um megaton equivale a 1 milhão de toneladas.
Plutônio é um metal actinídeo radioativo cujo um dos isótopos, plutônio-239, é um dos três isótopos físseis primariamente utilizados. Urânio-233 e Urânio-235 são os outros dois. Plutônio-241 é também altamente físsil. ... Essa é a energia que faz do Pu-239 utilizável em armas nucleares e reatores nucleares.
Plutônio é obtido pela queima de combustível nuclear é queimado em reatores nucleares convencionais. O combustível irradiado de reatores nucleares é composto principalmente de urânio (com uma porcentagem de aproximadamente 96%) e plutônio (com um percentual um pouco menor que 1%).
Seu poder de destruição chega a ser 10 vezes mais potente do que a última bomba detonada pela Coreia do Norte, e oito vezes mais potente que a Little Boy. ...
No invólucro C, há urânio 238 que ajuda a aumentar a força explosiva da bomba de hidrogênio. A fusão nuclear libera muito mais energia que a fissão nuclear (reação base da bomba atômica). Assim, estima-se que tenha poder de destruição cerca de 700 vezes maior que a bomba que foi lançada em Hiroshima.
Tsar Bomb
Ela recebeu o nome de "Little Boy" (garotinho), mas seu impacto foi enorme. Com uma potência equivalente a 15 megatons de TNT, a bomba foi detonada a 600 metros do solo e matou 140 mil pessoas.
A bomba atômica Little Boy, lançada sobre Hiroshima, explodiu com “apenas” 15 quilotons (1 quiloton equivale a mil toneladas de TNT).
Elementos Radioativos da Tabela Periódica