Regionalista: tendência originada no Romantismo e adotada pelos naturalistas e pré-modernistas, na qual o tema é o regionalismo do nordeste, a miséria, a seca e o descaso dos políticos com esse estado. Essa propensão tem início com o romance A bagaceira, de José Américo de Almeida, em 1928.
O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma localização geográfica delimitada. Geralmente, origina-se de fatores históricos da cultura regional, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.
Resposta: O romantismo no Brasil encontrou no "mito do bom selvagem" uma maneira de enaltecer a cultura nacional. A produção com temática indígena ficou conhecida como "romance indianista".
Resposta. No trecho a Caçada, o índio é descrito como um herói. Possui habilidades como força e destreza. ... A diferença entre o primeiro e o segundo índio, é que o primeiro já possui sua força nativa e o segundo buscará essa força em outros personagens para que tenha heroísmo.
R: Na obra de Chico Buarque a personagem é representada como uma mulher moderna de classe pobre, que entrou na América de forma ilegal. Na obra de José de Alencar Iracema é representada como uma índia guerreira, virgem, bela e que vive de acordo com sua cultura indígena.
Que imagem de índio o narrador quer passar ao leitor? São caracterizados como dois guerreiros, Peri, um índio na flor da idade, vestia uma túnica de algodão. Enquanto a onça, com sua coloração brilhante o encarava para o duelo eminente.
Marcílio lembra que a figura do índio dentro do Romantismo brasileiro é claramente idealizada, sendo que os próprios autores tinham consciência disso, mas pensando-se dentro do momento histórico em que a obra foi concebida a figura do índio surge como símbolo máximo da terra brasileira.
No texto peri e a onça são caracterizados como: dois personagens que simbolizam a natureza selvagem. o índio que age com inteligência, coragem e força. e a onça que age puramente por instinto.
Livro O Guarani, de José de Alencar. A história contada por José de Alencar se passa no início do século XVII, na Serra dos Órgãos, interior do Estado do Rio de Janeiro, em uma fazenda as margens do rio Paquequer.
século XVII
O romance tem sua ação desenvolvida na primeira metade do século XVII, iniciando-se no ano de 1604. Na primeira parte do livro, o narrador nos apresenta a D. Antônio Mariz, pai da heroína Ceci (Cecília), sendo este um fidalgo português que teria participado na fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1567.
Apresentação - É aqui que a história tem início, pois o leitor será apresentado aos personagens, assim como conhecerá o local e o espaço temporal da trama.
Situação inicial ou apresentação: trata-se do início da história. Nesse momento, geralmente, são apresentadas as personagens e o lugar onde os fatos acontecem. Complicação ou conflito: parte em que ocorre o desenvolvimento do conflito, em torno do qual a história se desenrola.
Enredo é a sequência de acontecimentos da história, a rede de situações que as personagens vivem, a trama das ações que elas fazem ou que elas sofrem.
Quem segura o enredo? Lembre-se que enredo e personagem dependem um do outro. Como visto, todo enredo está presente na estrutura do conflito. Desse modo, para analisar a obra, é necessário encontrar três pontos principais: o início, desenvolvimento e clímax.