Nós gostamos de definir gestão como a atividade administrativa que via atingir os objetivos da companhia de maneira eficaz, valorizando o conhecimento e as habilidades das pessoas. Sendo assim, o gestor deve ter a capacidade de manter a sinergia entre o grupo, a estrutura e os recursos já existentes.
15 sinônimos de gestão para 2 sentidos da palavra gestão: Administração: 1 logística, administração, comando, combinação, controle, coordenação, direção, diretorado, gerência, gerenciamento, governo, negociação, superintendência.
Governança corporativa nada mais é do que um conjunto de processos, condutas, costumes e políticas que tem como principal objetivo garantir que as equipes atuem em conformidade com as boas práticas da empresa. É esse conjunto de práticas que direciona a administração e o monitoramento das atividades da empresa.
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
A "boa governança" implica que os mecanismos funcionam de maneira a permitir que os executivos (os "agentes") respeitem os direitos e interesses das partes interessadas (os "principais"), em um espírito de democracia.
A governança direciona a gestão, por meio do estabelecimento de diretrizes (“resolva o problema das contratações fragmentadas e emergenciais”). A gestão, por sua vez, executa processo de trabalho para implantar a sistemática de planejamento anual de aquisições, e gerar novos relatórios para a liderança.
Qual a diferença entre gestão e governança de TI? A governança de TI funciona como um mecanismo de proteção ao negócio. Ela estabelece políticas e regulações que direcionam e fiscalizam a tecnologia da informação em uma empresa. ... Já a gestão de TI está relacionada ao cotidiano da tecnologia da informação.
Quais benefícios que uma Governança de TI bem sucedida pode proporcionar ao negócio?
Sua finalidade é modelar formas de melhorar a eficiência, representar novas circunstâncias ou ganhar vantagem competitiva.
Fundamentalmente, a governança de TI está preocupada com duas coisas: a entrega de TI de valor para o negócio e a mitigação de riscos de TI. A primeira é impulsionada pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, já a segunda é motivada pela incorporação de responsabilidade na empresa.
Comentário: A premissa mais importante da governança de TI é o alinhamento entre as diretrizes e os objetivos estratégicos de uma organização e as ações de TI. ... A governança de TI envolve processos, e a corporativa, apenas comportamentos desejáveis.
A ISO/IEC 38500 se baseia em seis princípios para uma boa governança de TI. A saber: Responsabilidade, Estratégia, Aquisição, Desempenho, Conformidade, Comportamento Humano.
Estrutura. O Cobit é o modelo de gestão de TI perfeito quando desejamos integrar e institucionalizar boas práticas de planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, e monitoramento e avaliação de desempenho da TI. ... Mais um foco importante do Cobit é o Controle através de objetivos.
A norma 31800 propõe um modelo de Governança de TI em que as organizações sejam governadas por meio de três principais tarefas: Garantia do uso eficaz da TI e do atendimento aos objetivos de negócio da organização, por meio da implementação de estratégias e políticas. ... Avaliação do uso atual e futuro da TI.
Para entender mais profundamente o conceito de governança corporativa é necessário conhecer os seus quatro pilares: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.
Entre os pilares da gestão de TI, encontram-se processos como a manutenção preventiva, definição de regras de controle de acesso e políticas de backup. Além disso, o suporte ao usuário e a execução de ferramentas de monitoramento também fazem parte das atividades.
Visão, Missão e Valores são os três pilares de sustentação de uma empresa quando o assunto é Qualidade.