A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. ... O abstracionismo divide-se em duas tendências: Abstracionismo lírico, expressivo ou informal; Abstracionismo geométrico.
Os maiores representantes do abstracionismo no mundo foram:
Explicação: Abstracionismo expressivo, que foi influenciada pelo expressionismo pelo fauvismo, tendo como características a liberdade do artista e o sentimentalismo. A outra vertente é o abstracionismo geométrico, que foi influenciada pelo cubismo e as obras são feitas com figuras geométricas e racionalismo.
O cubismo se divide em duas fases: Cubismo Analítico (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. ... Cubismo Sintético (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis.
A Arte Abstrata tinha o objetivo de encontrar uma nova forma de expressão plástica, distanciada das formas figurativas ou representação da natureza. Caracteriza-se pela decomposição da figura, simplificação da forma, novo uso das cores e descarte da perspectiva ou técnicas de modelagem.
A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real. ... O movimento também ficou conhecido como abstracionismo, arte "não representacional", abstração geométrica ou arte "não representacional".