EQST

O Que Uma Revoluço Cientfica Para Thomas Kuhn?

O que é uma revolução científica para Thomas Kuhn?

focaremos apenas no término que desemboca em uma revolução científica. Kuhn, em sua obra Estrutura, define as revoluções como “[…] aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo incompatível com o anterior” (KUHN, 2011, p. 125).

O que é um paradigma para Thomas Kuhn?

Já na introdução, Kuhn apresenta a seguinte definição: “Considero “paradigmas” as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”.

Qual a relação entre o conceito de paradigma desenvolvido por Thomas Kuhn e as revoluções científicas?

Thomas Kuhn, em oposição a Popper, que pensava que a ciência progrediria por meio de refutações, forjou o conceito de “paradigma”. ... Chega-se a um ponto, porém, em que não é mais possível resolver tais anomalias e isso leva a uma revolução científica, momento no qual desponta um novo paradigma.

O que Karl Popper pensava acerca da verificabilidade das teorias científicas?

O princípio de verificabilidade dos pensadores do Círculo de Viena foi um dos principais pontos combatidos por Popper. Para ele, uma proposição poderia ser considerada verdadeira ou falsa não a partir de sua verificabilidade, e sim da sua refutabilidade (ou falseabilidade).

Quais são os três momentos da ciência segundo Thomas Kuhn?

A ciência, entendida como historicamente orientada, desenvolve-se de acordo com as seguintes etapas:

  • Adoção de um paradigma e o amadurecimento de uma ciência.
  • O período de ciência normal.
  • O período de crise – ciência extraordinária.
  • Período revolucionário – criação de um novo paradigma.

Quais os principais paradigmas de pesquisa qualitativa?

Na introdução, a autora define, de modo claro e completo, a concepção de pesquisa em sala de aula e seus dois paradigmas: o positivismo e o interpretativismo, afirmando que a pesquisa qualitativa insere-se no rol dos estudos interpretativistas.

O que é o Interpretativismo?

O paradigma interpretativista vê o mundo social como “uma situação ontológica duvidosa e de que o que se passa como realidade social não existe em qualquer sentido concreto” (MORGAN, 2007, p. 16), formado pela vivência subjetiva ou intersubjetiva dos indivíduos. ... Uma realidade que é oriunda somente da nossa experiência.

O que é um paradigma qualitativo?

No paradigma qualitativo, a realidade é construída a partir do quadro referencial dos próprios sujeitos do estudo, e cabe ao pesquisador decifrar o significado da ação humana, e não apenas descrever os comportamentos.

O que é amostra quantitativa?

Em estatística e metodologia da pesquisa quantitativa, uma amostra é um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população estatística por um procedimento definido. ... A amostra geralmente representa um subconjunto de tamanho manejável.

O que é resultado de uma pesquisa?

Dessa forma, o corpo do trabalho são os próprios resultados da pesquisa, são os dados da pesquisa, suas análises e interpretações, como o tema foi problematizado, quais as soluções encontradas para resolver o problema em questão, qual a metodologia empregada, qual a contribuição do autor para a pesquisa (TOZONI-REIS, ...