O feto natimorto é quando a morte do bebê ocorre dentro do útero e neomorto quando a morte ocorre até o sétimo dia do nascimento (MUZA et al., 2013).
Natimorto é a morte de um feto após 20 semanas de gestação. Complicações da gravidez são problemas que ocorrem apenas durante a gestação.
A curetagem uterina seguida da dilatação cervical é a mais utilizada forma de tratamento. Eficaz em quase 100% dos casos, tem risco de permanência de material dentro da cavidade uterina, perfuração e posterior endometrite. Envolve internação hospitalar, anestesia e invasão da cavidade uterina.
O procedimento médico popularmente conhecido como curetagem é uma das cirurgias em ginecologia e obstetrícia mais executadas no mundo. O objetivo dela é o de retirar material de dentro da cavidade uterina para liberação da mesma. E posteriormente, para análise clínica do material.
Qualquer resto de tecido dentro do útero pode significar riscos de infecções. Se ocorrer infecção então denominaremos de aborto infectado ou séptico. O diagnóstico é feito pelo ultra-som, que pode mostrar um saco gestacional vazio, gravidez viável, restos ovulares ou embrião inviável.
O recomendado é aguardar o momento do ultrassom transvaginal indicado por volta de 12 semanas. Se a mulher tem sintomas, dor e sangramento o ideal é que se faça dosagem seriada do Beta-HCG, já que espera-se um aumento dele de acordo com a evolução da gravidez.
Material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atômicos), como os sólidos regulares. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para as mulheres que têm sintomas de aborto retido, os sinais mais comuns são: