Quando bem alimentado e hidratado, o xixi apresenta coloração clara e não tem cheiro — a troca de fralda gira em torno de dez por dia nos primeiros meses de vida. Já o cocô pode apresentar uma cor que lembra mostarda ou tons de verde. Nem sempre que o bebê tem fezes endurecida é porque está mal alimentado.
O que fazer quando bebê chora ao mamar Mas é importante ficar calma e evitar ao máximo sentir culpa. Além disso, a mãe pode tentar algumas medidas como: Tirar um pouco de leite: Tire um pouco do seu leite e ofereça para seu bebê em um copinho e depois dê o peito, assim você pode encorajá-lo a mamar.
A causa é uma imaturidade do esfíncter, o músculo que liga o estômago ao esôfago. “O bebê sente ardor e chora porque o leite volta do esôfago com um gosto ácido“, explica D'Azevedo, gastroenterologista infantil. “Há casos de crianças que nem conseguem mamar e os pais pensam que é cólica ou dor de ouvido“, completa ele.
"O reflexo gastrocólico é o reflexo desencadeado pela distensão do estômago, provocada pela ingestão de alimentos, que estimula a motilidade intestinal." O significado de gastro é estômago e o de cólico é intestino! Ou seja, nada a ver com dor, pessoas! Este reflexo é nosso amigo e é importante para nossa digestão.
O que faz com que o bebê fique agitado e “brigue” com o peito? Uma causa comum de agitação (fussy), sintomas de cólica é o desbalanço entre leite anterior e leite posterior. Isso pode ser causado por uma pega subótima e mamadas ineficientes ou “inacabadas” ou muito curtas, ou um reflexo de ejeção do leite exacerbado.
As melhores maneiras de acalmar um bebê agitado
Sintomas de refluxo no bebê
Como cuidar do bebê com refluxo
Sintomas de refluxo
“Quanto mais novo o bebê, maior o risco de refluxo.” A solução vem mesmo com o tempo. “Geralmente o problema diminui a partir dos 6 meses e acaba por volta de 1 ano”, conta o pediatra Mauro Toporovski.
Bebês devem dormir de barriga para cima porque podem se sufocar se estiver de bruços ou de lado. Mesmo bebês que têm refluxo devem dormir nessa posição. Se o bebê vomitar e estiver de barriga para cima, a tendência é tossir e chamar a atenção dos pais. Se estiver de bruços ou de lado, pode aspirar o vômito.
Alimentação para refluxo infantil Se o bebê toma leite artificial, pode ser necessário engrossar com farinha de arroz ou milho, o que ajuda o alimento a permanecer mais tempo no estômago, evitando o refluxo e, além disso, adiciona mais calorias ao leite, fazendo com que o bebê ganhe peso rapidamente.