Além da cor amarelada ou, nos casos mais graves, até alaranjada, a água com ferrugem apresenta cheiro e gosto desagradáveis. E estes, aliás, comprometem o sabor dos alimentos.
A remoção de excesso de ferro em água pode ser realizada por meio de dois processos de aeração, sendo um seguido de coagulação, decantação e filtração. O outro, seguido de contato ou filtração, é o mais indicado para águas limpas que dispensam tratamento químico, como é o caso das águas subterrâneas.
Estes dois metais presentes na água causam o mau cheiro, mancham tecidos e propiciam a proliferação de bactérias. Já na saúde humana, pode acarretar nos seus usuários problemas no coração, fígado e pâncreas. A solução viável para tratar a água, é a instalação de um dosador de cloro para poço artesiano.
A água do poço é colocada em um tipo de estufa forrada com um plástico preto e coberta com outro plástico transparente. O sol cuida do resto. "Quando os raios solares baterem na manta de plástico negra essa água vai evaporar.
A solução pode ser o destilador que usa energia solar para tirar o sal. O processo começa na caixa que recebe agua do poço. O recipiente foi pintado de preto para aquecer o líquido. Depois, a água passa por 20 canos de PVC revestidos com 600 garrafas pet também pretas.
A dessalinização é um processo físico-químico de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra, com a finalidade de obter água potável para consumo. Esse método pode levar a uma filtragem de água mais barata.
A dessalinização da água do mar trata-se do uso de processos físico-químicos para a retirada de sal da água. Alguns desses processos são destilação, congelamento e osmose reversa. Um dos maiores problemas que ameaçam a vida humana é a falta de água potável.