Os Estudos Culturais são caracterizados especificamente por sua natureza interdisciplinar e por sua transitoriedade, aliás, uma qualidade já implícita no próprio nome desta disciplina – estudos -, que remete a algo em constante transformação.
Um dos objetivos dos estudos culturais é deliberar a pesquisa da cultura social moderna como um campo de análise conceitualmente relevante, pertinente e teoricamente fundamentado. ... São muitos os trabalhos que se dedicam a estudar os meios de comunicação de massa de acordo com a teoria dos estudos culturais atualmente.
Para Trindade a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois é ela é que nutre todo processo educacional, na missão de forma individuo crítico e conhecedor de sua origem cultural, daí a necessidade de se discutir as culturas diversas na sala de aula.
Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos. ... Esses aspectos constroem a realidade social dividida por aqueles que a integram, dando forma a relações e estabelecendo valores e normas.
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
substantivo feminino Conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas, que caracteriza uma sociedade: cultura inca; a cultura helenística. ... Conjunto dos conhecimentos adquiridos; instrução: sujeito sem cultura. Ação, efeito ou modo usado para tratar a terra ou as plantas; cultivo.
Conceito significa definição, concepção ou caracterização. ... O termo "conceito" tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa "coisa concebida" ou "formada na mente". O conceito pode ser uma ideia, juízo ou opinião sobre algo ou alguma coisa.
No contexto do colonialismo, a cultura era entendida como ao que se relaciona principalmente às obras literárias, expressões artísticas, costumes, ritos e festivais ocorridos nessa época, que permitem dar identidade a um povo.
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano.
Para a antropologia, cultura é uma rede de significados que dá sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc.
Para sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes. No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.
Resposta. Resposta: É uma característica adquirida pela sociedade através do seus recursos,tradições e hábitos.
Resposta: Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Mas para a Sociologia,cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana,são: ideias,artefatos,crenças morais,costumes,leis,conhecimento adquirido a partir do convívio social. Seja qualquer tipo de sociedade,todas tem seu modo de pensar,agir,expressar,sentir. Sendo assim todas tem sua cultura própria.
A aculturação é um processo sociológico e antropológico que se dá no encontro entre duas culturas, ocorra ele de maneira pacífica ou não. A partir desse encontro, os diferentes grupos estabelecem trocas que resultam na modificação de suas culturas.
Aculturação (do inglês acculturation) é a interpenetração de culturas. Um exemplo é o Brasil, que possuía originalmente a cultura indígena e que adquiriu, posteriormente, traços das culturas europeia e africana, formando-se, então, a cultura brasileira. ...
Resposta. Resposta: Um exemplo notável é a colonização da América, em que os europeus impuseram de maneira hostil seus costumes, aos que que ali viviam!!
Não pode ser confundida com assimilação: Povos aculturados não são necessarimanete assimilado pois nem todo processo de aculturação resulta necessariamente na assimilação total de um grupo por outro. Ela deve ser compreendida como a última fase da aculturação.
O processo de aculturação se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes, isto é, pela interação social entre grupos de culturas diferentes, sendo que todos, ou um deles, sofrem mudanças, tendo como resultado uma nova cultura.