O matriciamento visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência (CHIAVERINI, 2011).
Alguns instrumentos do processo de matriciamento
Em outras palavras, o matriciamento consiste em uma prática voltada à estruturação da rede de saúde por meio do fortalecimento das relações entre os profissionais e, consequentemente, destes com os outros atores sociais, incluindo usuários e gestores.
A iniciativa do apoio matricial em saúde mental é uma maneira de atrair os usuários dos serviços de saúde para um melhor envolvimento com a equipe, a fim de estabelecer o fortalecimento de vínculos.
RESPOSTA- Arranjo que envolve a construção coletiva entre serviços de diferentes complexidades.
Arranjo que envolve a construção coletiva entre serviços de diferentes complexidades. ... Arranjo que envolve o encaminhamento do sujeito para um serviço de maior complexidade.
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico terapêutica (Brasil, 2011a, p. 13). O matriciamento é um arranjo que visa a corresponsabilização dos casos, o que exclui essa lógica.
Reuniões de matriciamento: reuniões periódicas, no mínimo realizadas mensalmente, entre cada um dos profissionais do NASF com cada equipe de SF vinculada, com o objetivo de discutir casos e temas, pactuar ações, avaliar seus resultados e repactuar novas estratégias para a produção do cuidado3.
O Sistema de Referência e Contrarreferência caracteriza-se por uma tentativa de organizar os serviços de forma a possibilitar o acesso pelas pessoas que procuram os serviços de saúde.
O sistema de referência e contra-referência constitui-se na articulação entre as unidades acima mencionadas, sendo que por referência compreende-se o trânsito do nível menor para o de maior complexidade. Inversamente, a contra-referência compreende o trânsito do nível de maior para o de menor complexidade (WITT, 1992).
A autora explica que no caso de referência e contra referência podemos dizer que: referência seria o encaminhamento do usuário para atendimento em níveis de especialização mais complexos (especialidades, hospitais) e a contra referência seria o encaminhamento para o menor grau de complexidade, quando a necessidade de ...
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarreferência. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-referência.
A contrarreferência ocorre quando o paciente é encaminhado novamente ao nível de atenção primária, na unidade básica de saúde de sua referência( 10 , 11 ).