De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando íons OH-. As bases podem ser classificadas quanto ao número de hidroxilas que as compõe, pela solubilidade ou ainda pelo grau de dissociação.
HCl: ácido clorídrico; H2CO3: ácido carbônico; H2S: ácido sulfídrico.
Para nomear ânions monoatômicos, devemos acrescentar o sufixo -eto ou -ido ao nome do elemento precedido pela palavra “íon”....Nomenclatura de ânions
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Os cátions, são normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica. Eles apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou mais elétrons (ionização), resultando, assim, num número de prótons superior em relação ao número de elétrons.
Cátion: é um íon de carga positiva, ou seja, que perdeu/doou elétrons. Sua carga é positiva pois, ao perder/doar elétrons, seu número de prótons (+) ficou maior que seu número de elétrons (-). Ânion: é um íon de carga negativa.
Se o sinal é -, então o átomo tem mais elétrons do que no estado fundamental. Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado). Não pare agora...