VÍRUS E VIROSES HUMANAS
O resfriado dura em torno de uma semana O pico dos sintomas em média dura de 1 a 3 dias, mas a doença pode se manter no organismo de 7 a 10 dias em alguns casos comuns,. Diferentemente da gripe, que pode se prolongar por mais tempo.
Os vírus do resfriado penetram no corpo pela boca, pelos olhos e pelo nariz. O contágio pode acontecer pelo ar ou pelo contato físico. Crianças e pessoas com imunidade mais debilitada são mais vulneráveis à infecção pelos vírus do resfriado.
A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. A febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (atualmente não temos casos de febre amarela urbana registrados no TO).
"A malária é causada por um protozoário e transmitida por um mosquito. A febre amarela, apesar de ser transmitida também pela picada de um mosquito, é causada por um vírus. A causa do amarelão, por sua vez, é um verme, que, normalmente, é adquirido pela pessoa através da sola do pé", afirma Barbosa.
A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850.
O Brasil vive um grande aumento de número de casos de febre amarela. Desde julho de 2017, foram confirmados 779 casos e 262 pessoas morreram em decorrência da enfermidade. Segundo o Ministério da Saúde, o país vive o maior surto da doença já registrado nas últimas cinco décadas.
Em geral, 90% das pessoas levam 10 dias a partir da data de vacinação para desenvolver imunidade ao vírus da febre amarela (o índice sobe para 99% das pessoas 30 dias após a vacinação).
Pessoas de 5 a 59 anos de idade que receberam somente uma dose da vacina com idade até 4 anos 11 meses e 29 dias, devem fazer uma dose de reforço. O intervalo entre as doses deve ser de, no mínimo, 30 dias, sem prazo máximo para este intervalo.
Como funciona a vacina contra a febre amarela A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.
O que é a Vacina contra Febre Amarela? A Vacina contra Febre Amarela protege contra a doença infecciosa transmitida por mosquitos vetores em locais rurais e urbanos. Ela é comum nas regiões tropicais da América do Sul e África.
A vacina febre amarela (atenuada) é utilizada na prevenção da febre amarela, doença causada por um arbovírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. É recomendada para vacinação em áreas endêmicas ou epizoóticas ou para os viajantes que a elas se destinam.
Leve vermelhidão, inchaço e dor no local da injeção; Dor de cabeça, mal-estar; Fraqueza e dores musculares; Febre baixa.