Carboidratos integrais ajudam a regular a glicose Ricos em nutrientes e fibras que ajudam a controlar o nível de glicemia no sangue, os carboidratos integrais - como arroz, pão e cereais - estão entre os alimentos indispensáveis para aumentar o nível de insulina.
Diabetes tipo 1 – Antigamente conhecido como diabetes insulino-dependente,. Nos portadores deste tipo de diabetes, o pâncreas não produz insulina o suficiente, pois as células sofrem a chamada destruição autoimune. Estes indivíduos precisam de injeções diárias de insulina a fim de manterem a glicose em níveis normais.
À medida que digerimos uma refeição e a nossa glicemia aumenta, ela sinaliza ao pâncreas para liberar um hormônio chamado insulina. A insulina é responsável por mover a glicose do sangue para as células que precisam de energia. Geralmente, quanto mais açúcar há na corrente sanguínea, mais insulina o pâncreas libera.
O que provoca o aumento do nível de insulina? O consumo em excesso de alimentos, principalmente carboidratos de alto índice glicêmico, como doces e produtos feitos com farinhas refinadas, geram uma superestimulação do pâncreas, que libera quantidades enormes de insulina em resposta à rápida entrada de açúcar no sangue.
Modo de uso. Foram realizadas pesquisas utilizando a infusão de insulina vegetal preparada com 12 g das folhas e caules da insulina vegetal e 1 litro de água, deixando repousar por 10 minutos.
A planta anil trepador (Cissus sicyoides) tem ação hipoglicemiante, ou seja, que reduz a glicose no sangue. Sim, ela ficou conhecida popularmente como insulina vegetal. Veja como fazer: Coloque 2 colheres de sopa de insulina vegetal em 1 litro de água e leve para ferver.
É uma planta trepadeira de crescimento vigoroso, que é muito utilizada para esconder áreas da propriedade, visto sua característica de grandes ramagens que se espalham recobrindo totalmente muros e também por formar uma cortina de raízes aéreas que fecham a visão de largos espaços.