Resposta. Haplóide e diplóide dizem respeito à quantidade de cromossomos no núcleo da célula. ... Na espécie humana, por exemplo, as células haplóides (óvulos e espermatozóides) possuem 23 cromossomos, enquanto as células diplóides (células somáticas) possuem 46 cromossomos.
As células gaméticas são também chamadas de gametas sexuais, são as células que os seres sexuados usam para se reproduzir, como é o caso dos espermatozoides e dos ovócitos humanos. ... Os gametas são importantes para aumentar a variabilidade genética dos seres vivos sexuados, impedindo que nasçam clones.
Células somáticas são as células diploides (2n), ou seja, carrega todo o material genético do indivíduo. Se dividem apenas por mitose. Gametas são as células reprodutoras, haploides (n) que carregam metade do número de cromossomos do indivíduo. Se formadas por meiose.
Organismos sexuais produzem um tipo especial de célula, o gameta, que combina com outra célula para reprodução. Nos seres humanos, cada um deles contém um par de 23 cromossomos e, portanto, é haploide, enquanto outras células são diploides, com dois pares de cromossomos.
Gametas são as células sexuais de todos os seres vivos. Todos os organismos com reprodução sexuada precisam produzir gametas, tanto plantas como animais. Existem gametas masculinos que são chamados espermatozoides (animais) ou anterozoides (plantas) e femininos, chamados óvulos (animais) ou oosferas (plantas).